segunda-feira, 17 de fevereiro de 2025

Melhor custo x benefício disparado, Basalt se destaca como SUV espaçoso e econômico para PCD


O Basalt Shine Turbo 200 CVT 2025 tem como maior destaque o custo X benefício. Em especial para PCD, pois com isenção de impostos fica imbatível. O modelo recebeu aumento neste mês de janeiro e para o público em geral custa R$ 117.100,00 - isso em teoria, pois nas concessionárias ele é oferecido a partir de R$ 105.990,00. E com isenção de IPI e ICMS mais um bônus, seu preço final na cor preta é R$ 91.436,04. Esse valor é pouca coisa a mais que um Polo Sense, que um 208 Allure ou que um Ônix LT, hatches compactos com pouco espaço interno e porta malas.


E esse é o primeiro destaque do Basalt. São 2,645 m de entre eixos e 1,82 m de largura, que permite levar adultos no banco de trás com folga. Na frente também oferece bastante espaço para as pernas e pra cabeça. 


No porta malas são 490 litros, suficientes para colocar cadeira de rodas montada sem tirar o tampão e sobra muito espaço para bagagens.


Motor e câmbio são ótimos, 1.0 turbo de 130/125 cv e 20,4 kgfm de torque aliado ao CVT. É um conjunto mecânico eficiente, forte já em baixa rotação e econômico no dia a dia. Pelo Inmetro faz 8,3 km/l na cidade e 9,6 km/l na estrada quando abastecido com etanol. Com gasolina os números são 11,9 km/l e 13,7 km/l respectivamente. Apesar de ser topo de linha, para caber no preço ele faz concessões. Não tem chave presencial, partida por botão, sensor crepuscular ou de chuva. Mas tem confortos como bancos em couro, ar condicionado digital, mídia com conectividade sem fio, painel digital e piloto automático. 


Destaque para o painel digital colorido que tem informações como autonomia, econômetro, pressão de pneus, computador de bordo A e B com consumo médio, distância e velocidade média. 


Outro destaque é o ar digital com função Auto e A/C Máx. As teclas de ajuste são tipo piano, fáceis de operar, e o funcionamento eficiente, gela bastante. Em segurança tem 4 Air bags e controle de estabilidade e tração.


A mídia é muito boa, tem atalhos fixos nas laterais, conectividade sem fio, comando de voz pela tecla no volante e câmera de ré. Essa última, porém, é pequena e não tem linhas dinâmicas.


Porém não dá pra ter tudo, a Ergonomia é ruim, não tem ajuste de profundidade no volante, nem de altura do cinto de segurança, os comandos são mal posicionados e o acabamento é simplório, nem no encosto de braço da porta tem revestimento.


No fim das contas o Basalt aposta num visual agradável, motorização eficiente, bom nível de itens de série, bastante espaço interno e porta malas e um preço muito, mas muito competitivo. Para PCD não tem nem o que discutir, é o melhor custo benefício disparado. Pra efeito de comparação, ele tem entre eixos de T-Cross, largura de Renegade, motor e câmbio de Fastback, porta malas de Duster, mídia de 2008, painel digital de Nivus e preço de Ônix Plus LS.


Pouco menos de 92 mil reais pra levar um carro com economia para o dia a dia, força para ultrapassar com segurança, espaço pra todo mundo, inclusive pra bagagem de todos, conforto de bancos em couro, ar condicionado digital e piloto automático, tecnologia da mídia com conectividade sem fio e do painel digital e ainda segurança mediana dos quatro Air bags e controle de estabilidade e tração.


O Basalt se encaixa bem no perfil do motorista raiz, que não liga para luxos e precisa de um carro espaçoso e econômico. Será que é seu caso?


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