sexta-feira, 17 de maio de 2024

Commander Longitude atende a maioria das necessidades de uma família. Mas vale mais de 200 mil?


Pau pra toda obra. Essa expressão define bem o Commander, um carro que atende bem a maioria das necessidades de uma família. Na versão de entrada Longitude vem com motor 1.3 turbo que rende 185/180 cv e 27,5 kgfm, e a grande questão é se este motor dá conta dos quase 1.700 Kg que ele pesa. O peso/potência de 9,11 kg/cv e peso/Torque de 61,3 kg/kgfm não são números ruins, mas na prática em algumas situações falta um pouco de motor. Não chega a ser manco, mas faz bastante força em retomadas, ainda mais com o carro cheio.


O consumo em consequência não é dos melhores, pelo Inmetro faz 6,9 e 8,3 km/l com etanol na cidade e estrada, mas na prática faz em torno de 5 na cidade e 10 na estrada.


No modelo 2025 o Commander Longitude ganhou sistemas de condução semi autônoma nível II com ACC, frenagem de emergência e assistente de manutenção em faixa. Ganhou também comutação de farol alto e 5 anos de garantia. Perdeu somente a terceira fileira de assentos e controles elétricos do banco do motorista, que agora são um opcional que custa 8,7 mil reais.


O destaque do Commander como veículo da família é o espaço interno enorme garantido pelos 2,79 m de entre eixos e o porta malas com acionamento elétrico que manteve os 661 litros. E o nível de conforto, com bancos em couro e suede, ar condicionado digital de duas zonas com saída traseira com controle de ventilação, mídia com conectividade sem fio, painel digital configurável, volante multifuncional com borboletas, acabamento em soft touch, sensores dianteiro e traseiro e até assistente de estacionamento semi autônomo.


Por incrível que pareça, apesar de ter recebido mais itens de série, seu preço caiu em 24 mil reais e hoje parte de R$ 217.590,00, preço que pode cair ainda mais se for adquirido por venda direta, aí são mais 8% de desconto e o valor fica pouco abaixo dos 200 mil reais. Será que já dá para sonhar em ter um Commander na garagem?



C3 Aircross Shine Turbo 200, um SUV com mais espaço do que SUV médio!


Um SUV compacto pra quem precisa de muito espaço interno e porta malas, que chega a ser maior do que muito SUV médio. Essa é a pegada do C3 Aircross, o último lançamento da Citroën. Um carro focado no custo benefício, mas que peca no excesso de simplificação.


O design segue a linha inaugurada pelo C3 hatch, com destaque para o DRL em formato de X com origem no logotipo da Citroën, que nessa versão Shine fica sobre uma peça em preto brilhante. Os faróis são halógenos de parábola simples, e tem faróis de neblina também halógenos. Na lateral destaque para rodas de 17" de liga e plásticos ao longo da carroceria bem marcantes. Na traseira o destaque são as lanternas em formato de C ligadas por uma faixa em preto brilhante. Outro destaque são os skid plates, peças em prata na base dos para choques.


Para entrar nada de chave presencial, apenas telecomando. No interior os bancos são em couro e tem encosto de braço somente para o motorista. O volante é revestido em couro e tem comandos de mídia, do painel digital de 7" e de controle do piloto automático, mas pra acionar é num botão ao lado do volante, junto do botão Sport.


A mídia tem 10,1" com conectividade sem fio e acabamento em preto brilhante. O ar condicionado é analógico sem função automático e não tem saída traseira.


O acabamento é todo em plástico rígido, com variedade de texturas, e nem no encosto de braço das portas tem revestimento ou maciez. Outro destaque negativo são os comandos dos vidros elétricos traseiros, que ficam atrás do freio de mão, que é do tipo comum.


Motor 1.0 Turbo deixa o carro esperto em retomadas e econômico no uso diário

Na motorização ele manda bem, é equipado com o motor 1.0 turbo de três cilindros que rende 130 cv e 20,4 kgfm de torque máximos aliado ao câmbio do tipo CVT. Suficientes para levar os 1216 kg do carro com desenvoltura. E ainda faz bom consumo, pelo Inmetro 10,6 e 12 km/l na gasolina, mas na prática fiz 7 e 13,3 km/l na cidade e estrada.


Onde o C3 Aircross se destaca mesmo é no espaço interno, são 2,67 m de entre eixos, maior da categoria, cabe até gente mais alta com folga. O porta malas com 493 litros é o segundo maior mas cabe muita coisa tirando o tampão.


Custa R$ 129.990,00 e para PCD R$ 113.710,27 com isenção de IPI e bônus. Curtiu? Teria um?

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