quarta-feira, 10 de abril de 2024

Strada Ultra Turbo 200, a versão esportiva da pick Up campeã de vendas


A Strada na versão Ultra trouxe um estilo esportivo para a pick up compacta da Fiat, seu design ficou bem acertado com para choque dianteiro bem diferente das demais versões, com uma peça em grafite e uma fina barra vermelha na parte de cima. O conjunto ótico é todo em Led com faróis de neblina. As rodas são de liga de 16" calçadas com pneus 205/55.

Na lateral o destaque são os estribos proeminentes, que nem tem tanta utilidade numa pick up tão baixa. Tem também rack de teto que termina em um estiloso Santo Antônio. Ainda na lateral chama a atenção um badge com o nome "Turbo" abaixo dos retrovisores, que tem repetidor de seta e capa em grafite.


A motorização é composta pelo motor 1.0 turbo de três cilindros que rende 130 cv e 20,4 kgfm a 1750rpm máximos, acoplado a um câmbio tipo CVT. A caçamba compra até 844 litros e aguenta 650 kg de carga útil.

No interior ela conta com bancos em couro, apoio de braço para o motorista, volante multifuncional revestido em couro com borboleta para passar marcha, mídia de 7" com conectividade sem fio, ar condicionado digital automático de uma zona, painel analógico com uma tela digital de 3,5" monocromática. O conforto pra quem vai atrás é limitado, apesar dos 2,73 m de entre eixos a maior parte é tomada pela Caçamba. As principais ausências são saída de ar pra quem vai atrás, piloto automático, sensor crepuscular, ajuste de profundidade no volante e Retrovisor eletrocromico.


Na prática é bem confortável de dirigir, tem bastante força no motor e bons números de consumo, leva com relativo conforto crianças no banco de trás e a versatilidade da Caçamba torna o transporte de grandes volumes como cadeiras de rodas, scooters e triciclos uma tarefa fácil.


Custa hoje R$ 136.990,00 e não tem isenção para PCD, pois a legislação considera pick up veículo de trabalho, mas hoje são muito mais do que isso. Esse modelo tem a vantagem de ser fácil transferir, ao contrário de modelos médios e grandes. Passou da hora de atualizarem a legislação e incluir os utilitários como passíveis de isenção de impostos para PCD. Concorda?

Megane E-Tech faz bonito e impressiona


O hatch médio 100% elétrico da Renault tem design futurista e muita tecnologia embarcada. A montadora francesa ressurgiu com o nome Megane, desta vez sem o acento agudo, acompanhado da denominação E-tech, que já mostra que o destaque deste hatch com ares de crossover é a tecnologia, que começa por seu motor elétrico de 220 cv e 30,6 kgfm de torque. A autonomia pelo ciclo PBEV, mais pessimista, é de 337 km e sua bateria de 60 kWh aguenta carga rápida e atinge 80% em até 36 minutos. Mas num carregador de 22kW atinge de 15 a 80% em bons 1h50min.


Além do belo design destaco sua chave presencial que trava o carro ao ser afastada e destrava ao aproximar, abrindo automaticamente os retrovisores e a maçaneta, que fica embutida. Ao entrar há uma animação no painel digital de 12,3" que se estende até a mídia de 9" com conectividade sem fio.
 

O volante tem formato mais "quadrado" e inclui piloto automático tipo ACC com Stop&Go, comandos do painel digital, botão configurável, Seletor de modos de condução e até borboletas que fazem a função de aumentar ou diminuir a regeneração da bateria, deixando o carro mais "travado" no modo mais intenso, quase como o sistema "one pedal".


O conforto é garantido por bancos revestidos em tecido reciclado com couro nas bordas, mas falta ajustes elétricos e de lombar. Abaixo da mídia ficam os comandos do ar condicionado digital de duas zonas com saída traseira e mais abaixo o carregador de celular por indução.


Em segurança conta com sete air bags, o já citado ACC, assistente de manutenção em faixa, sensor de ponto cego e de tráfego cruzado, e ainda comutador de farol alto e Retrovisor eletrocrômico, que tem a opção de usar uma câmera para gerar a imagem, ajustável em vários aspectos e clareia ao anoitecer. Muito útil para um carro que tem praticamente uma claraboia como vidro traseiro, de tão pequeno e estreito que é, tornando a visão traseira pelo retrovisor comum muito ruim.


O carro conta ainda com freio de mão eletromecânico posicionado do lado esquerdo numa posição ruim e Auto Hold, ao lado dele. O espaço interno é ótimo, com 2,685 m de entre eixos e o porta malas tem 440 litros.


O preço é R$ 279,9 mil. Curtiu? Teria um?