sábado, 23 de março de 2024

Rampage R/T 2.0 Turbo - pick up com luxo de SUV


Precisando de um carro para escapar para um lugar tranquilo nos fins de semana? Ou curte uma aventura em lugares pouco urbanizados? E ainda, não abre mão de esportividade? A RAM Rampage R/T pode ser o que você procura.


A versão topo de linha com pegada esportiva da pick up de entrada da marca norte americana inaugura num produto nacional o impressionante motor 2.0 turbo de 4 cilindros chamado Hurricane 4 que rende 272 cv e 40,8 kgfm de torque a 3000 rpm. Números equivalentes - e até melhores - que grandes motores V6 aspirados. O desafio desse motor, porém, não é fácil: levar com desenvoltura os 1917 kg da pick up. Mas ele cumpre com facilidade, o 0 a 100 é feito em apenas 6,9s e a máxima fica em 220 km/h.


Se no motor ela empolga, no interior surpreende. Muito couro Alcantara, muito soft touch, tela digital de 10,3" no Cluster, outra de 12,3“ na mídia com GPS integrado e conectividade sem fio, ar condicionado digital de duas zonas, carregador por indução, freio de mão eletromecânico e muitos sensores, de crepuscular e de chuva a ponto cego e tráfego cruzado. Pra fechar o pacote, ACC com stop & go e tração integral com reduzida!


E na prática o que isso significa? Que temos aqui uma pick up com luxo de SUV Premium, potência de esportivo, espaço de sobra e uma caçamba enorme que traz muita praticidade. Como diriam no interior, é pau pra toda obra! E ainda consegue ser divertida.


Mas claro, não é perfeita. O espaço interno igual ao da prima Toro é apertado quando o banco dianteiro está todo para trás, não tem capota marítima de série, nem teto solar, um pecado numa versão esportiva, e são coisas que a prima entrega na versão topo de linha.  Falta também modos de tração, como nos primos da Jeep.


No fim das contas a Rampage R/T honra o sobrenome herdado dos Dodge esportivos dos anos 70 e é muito competente e confortável na estrada (Road) e esperta e divertida na pista (Track). E o pacote visual agrada com faixas no capô e badgets alusivos à versão pra todo lado. Curtiu a Rampage R/T? Vale os 277 mil pedidos por ela?


Para PCD não tem isenção por ser utilitário, mas seria uma boa pedida pela caçamba que leva todo tipo de aparelho de assistência à mobilidade. 


segunda-feira, 18 de março de 2024

Versa Exclusive 1.6 CVT - tudo que entrega o ssedan compacto da Nissan


O Versa Exclusive tem os principais itens de série que se espera de um sedan compacto familiar: faróis em Led, rodas 17", câmera 360°, bancos e volante em couro, mídia de 8" com conectividade por fio, ar condicionado digital, carregador de celular por indução, chave presencial, partida por botão, painel parcialmente digital, piloto automático, sensor crepuscular, sensor de ponto cego, assistente de frenagem de emergência, seis air bags, entre outros.


O motor é o 1.6 aspirado de quatro cilindros que rende até 113 cv/15,3 kgfm, câmbio CVT, entre eixos de 2,62m e porta malas de 482 litros. Falta ACC, retrovisor fotocromático, mais força no motor, saída de ar traseira e mais força no motor.


O espaço interno é muito bom, são 2,62m de entre eixos e o porta malas tem bons 466 litros. O motor é o 1.6 aspirado que rende apenas 113cv e 15,3 kgfm de torque máximos, aliado ao câmbio CVT. Números que não animam.


Preço público é R$ 129.590,00 e com isenção de IPI e bônus de 12% fica por R$ 106.004,39. Vale a pena?



Versa Advance, um dos melhores custo benefício para PCD!


Versa Advance 1.6 CVT, um dos sedans compactos com melhor custo/benefício para PCD. Nesta versão intermediária vem com Faróis halógenos, faróis de neblina, DRL, rodas de liga de 16", chave presencial, partida por botão, painel parcialmente digital, sensor crepuscular, carregador de celular por indução, piloto automático, Mídia de 7" com conectividade por fio.


O espaço interno é muito bom, são 2,62m de entre eixos e o porta malas tem bons 466 litros. O motor é o 1.6 aspirado que rende apenas 113cv e 15,3 kgfm de torque máximos, aliado ao câmbio CVT. Números que não animam, mas na prática dão conta do recado, já que o carro é um dos mais leves do segmento com 1.122 kg, o que resulta num peso/potência de 9,92 kg/cv e peso/torque de 73,3 kg/kgfm.


A vantagem real deste modelo vai ser o consumo, faz de acordo com o Inmetro 7,9 km/l e 10,2 km/l na cidade/estrada com etanol e 11,5 e 14,7 km/l respectivamente com gasolina. Números próximos de carros 1.0 turbo.

Portanto na prática entrega bastante conteúdo por R$ 116.990,00 para público em geral e para PCD com isenção de IPI e ICMS, além de bônus de fábrica, fica por R$. 88.190,61. Um preço bem competitivo!




terça-feira, 5 de março de 2024

Virtus Highline 200 TSI tem o que se espera de um sedan familiar


O Virtus Highline 200 TSI tem o que espera de um sedan familiar. Motor 1.0 turbo forte e econômico, segurança garantida por seis air bags, frenagem de emergência e ACC, bastante conforto do ar digital com saída traseira, Faróis em Led com sensor crepuscular, chave presencial, bancos em couro, espaço maior que a média para todos, e bom nível de tecnologia embarcada com Cluster digital, Mídia de 10" com conectividade sem fio e um porta mala de fazer inveja em qualquer SUV com 521 litros.


O visual agrada com Black piano nos para choques, rodas de liga de 17", lanternas traseira fumê e DRL com setas dinâmicas.


Por ser a versão topo de linha com motor 1.0, falta sensor de ponto cego e tráfego cruzado, sensor de chuva e um acabamento melhor. Senti falta também de linhas dinâmicas e melhor qualidade na câmera de ré.


O que impressiona é a ausência de botões no console central e Mídia, o único que se encontra é o botão de partida, todo o resto é touch e digital, sinal de modernidade. O que acaba incomodando no dia a dia, pois é preciso atenção para acionar os comandos corretos. Senti falta de botões físicos como atalhos para funções rotineiras como abrir porta malas, ligar o ar no automático ou desligar o Start/Stop.


Enfim o Virtus Highline atende praticamente tudo que uma família precisa com bom nível de conforto, deixa o proprietário satisfeito ao procurar pouco o posto de combustível e sentir que gastou bem seu dinheiro com toda tecnologia que entrega.


Cobra bastante por tudo isso e seu preço público é R$ 139.990,00. Para PCD oferece um bom bônus de fábrica de 13% além da isenção de IPI, e para este público o oreoc fica em R$ 116.123,66. Neste patamar fica bem competitivo, um dos que mais entrega nessa faixa de preços. Porém na maioria dos estados paga IPVA integral, o que pesa um pouco na conta. Na concorrência um dos maiores rivais é o Versa, com preço e qualidade semelhante.


Que tal o Virtus Highline, acha que atende o que você precisa? Ou desanima pagar tanto num acabamento muito simples?