O que um bom SUV compacto familiar precisa ter? Eu começaria a responder por segurança, um bom motor, espaço interno e um bom porta malas. Depois eu buscaria conforto, consumo baixo e tecnologia embarcada.
O Tracker Premier 1.2T atende vários requisitos. Em segurança tem seis Air bags, frenagem de emergência, alerta de colisão frontal, sensor de ponto cego, DRL, retrovisor fotocromico e assistente de partida em rampa. Senti falta de ACC e assistente de manutenção em faixas.
O motor 1.2 turbo de 3 cilindros rende bons 133 cv e 21,4 kgfm de torque máximos, e com 1.271 kg faz 9,56 kg/cv de peso/potência e 59,4 kg/kgfm de peso/torque. Na prática as retomadas são rápidas e ultrapassagens tranquilas, sem susto. Esse motor porém tem injeção indireta e comando por correia banhada a óleo, sistema criticado devido ao potencial de desgaste e quebra, o que demanda cuidados especiais. Uma coisa que me incomoda nesse motor é o barulho e trepidação. O câmbio é automático convencional e conversa bem com o motor, suas trocas são suaves.
O espaço interno do Tracker é muito bom, são 2,57 m de entre eixos e na prática tem mais espaço que concorrentes do mesmo tamanho. Não é excelente mas melhor que a média.
O porta malas de 393 l tem bom formato, não consegui colocar a cadeira monobloco de 40cm montada no início, insisti e encontrei um jeito: se a roda traseira ficar bem no meio, encaixa na curva da tampa e fecha sem bater. Ao viajar com a família e lotar o porta malas coube mais coisas do que no Kicks!
Nos demais requisitos o Tracker tem altos e baixos. A ergonomia é boa, bancos em couro, ajustes no cinto, volante e bancos suficientes, mas peca no encosto de braço central, sem ajuste, e nos encostos de braço das portas, duros apesar de bem revestidos.
A tela digital no painel é pequena e aciona através da haste do limpador de para brisa, sistema ruim pra quem está com uma mão ocupada na adaptação. A mídia de 8" com conectividade sem fio e Wi-Fi é boa mas desconecta muito, o que incomoda no dia a dia.
O consumo decepcionou, fez menos de 5km/l na cidade no etanol e menos de 13km/l na estrada.
Enfim, é um bom SUV familiar, mas custa 170 mil reais, pra PCD 145 mil. Acha que vale?
Nenhum comentário:
Postar um comentário