quarta-feira, 18 de outubro de 2023

Corolla Cross XRX Hybrid, um dos SUVs mais econômicos do país


Será que o Corolla Cross XRX HYBRID, a versão topo de linha do SUV médio da Toyota que custa 210 mil entrega tudo que se espera de um veículo Premium de uma marca tradicional? Conforto, segurança, desempenho e principalmente, por ser híbrido, economia de combustível? Testei o modelo por uma semana e gostei no geral mas tive algumas decepções.


A ergonomia é muito boa, banco do motorista tem ajuste elétrico e apesar de faltar ajuste lombar é fácil encontrar uma boa posição para dirigir. A chave presencial com sensor na porta facilita a entrada mas eu esperava mais da chave, é simples e não tem nem abertura do porta malas, e nele senti falta de abertura elétrica.


O interior tem excelente acabamento, tem painel digital bem completo com mostrador específico do sistema híbrido, o que facilita gerenciar consumo. Por falar nele, esse é o maior chamariz do modelo. Pelo Inmetro faz 11,8 km/l com etanol na cidade e quase 10 na estrada, porém na prática foi o inverso, fez em torno de 10 na cidade e chegou a mais de 17 na estrada! Além do consumo excelente, esse modelo escapa do rodízio em São Paulo por ser híbrido.


O modelo vem ainda com teto solar que traz amplitude e luz pra cabine. Mas o espaço interno é aquém do esperado para um SUV médio, são apenas 2,64m de entre eixos, 6 cm a menos que o irmão sedan, que na prática limita o conforto dos passageiros de trás. O porta malas de 440 litros, apesar de menor do que do sedan, permite acomodar grandes volumes devido ao formato, acomoda bem uma cadeira de rodas montada.


Em tecnologia senti falta de carregador de celular por indução, Auto Hold, que segura o veículo em paradas, e a função stop & go para o ACC. Pelo menos tem o piloto adaptativo com assistente de manutenção em faixas. Ajuda no conforto e viagens, e os sete Air bags tranquilizam os passageiros.


O ponto mais negativo do Corolla Cross é o freio de mão com acionamento no pé, que pega mal num modelo topo de linha que custa mais de 200 mil. Para PCD essas são as maiores desvantagens, freio de mão e preço elevado, que não permite isenção nem de IPI.


No fim das contas é um SUV econômico, confortável e seguro. Mas desanima pagar tanto e conviver com as defasagens. Que acha?



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