quinta-feira, 13 de julho de 2023

Yaris Sedan XLS 1.5 CVT - tradição e segurança num sedan familiar

Versão topo de linha do sedan compacto aposta em receita conservadora

Tradição, confiança, segurança. Essas são qualidades diretamente relacionadas ao Yaris Sedan 1.5 CVT XLS. A Toyota se apoia numa fórmula conservadora, sem muita inovação e tecnologia, mas que garante confiabilidade inigualável no mercado automotivo nacional: motor 1.5 litro aspirado acoplado a um câmbio CVT que simula sete velocidades. Internamente, tem piloto automático comum, mídia de 7 polegadas com conectividade com fio, cluster analógico com uma tela digital de 4,2", pequena mas com boa resolução e possui 16 funções.


Em segurança também se destaca com sete Air Bags, único da categoria a oferecer esta quantidade, tem Assistente de frenagem de emergência e alerta de manutenção em faixa, retrovisor eletrocrômico e controle de estabilidade e tração.


Tanta tradição cobra seu preço frente aos concorrentes no desempenho e praticidade no dia a dia, o conjunto mecânico tem respostas lentas e o consumo não impressiona, inferior a concorrentes turbinados e a necessidade de cabo para conectar ao smartphone incomoda. O peso da idade do projeto também é evidente na ausência de profundidade do volante e linhas dinâmicas na câmera de ré, que não conta com sensor de estacionamento para auxiliar.


Em compensação o espaço interno e conforto para passageiros atrás é melhor que a média, assim como seu porta malas de bons 473 litros, maior até do que seu irmão maior Corolla. E é o único do segmento a oferecer teto solar na versão topo de linha.


No fim das contas o Yaris garante segurança e bom nível de conforto para a família ainda que não seja tão amigável com o motorista. Na versão XLS tem a exclusividade do teto solar mas por R$ 125.590,00 fica devendo além do motor turbo a modernidade que se encontra em outros modelos deste valor. 


Para PCD só vale a pena na versão de entrada XL com as duas isenções, pois nessa topo de linha não conta com bônus e os R$ 117.491,68 que a isenção de IPI oferecem não são tão atraentes. 


Curtiu o Yaris Sedan XLS? Acha que vale o preço pela confiança da marca? Dê sua opinião!


quinta-feira, 6 de julho de 2023

e-2008 GT: o elétrico que todo SUV a combustão gostaria de ser


Dá para ter carro 100% elétrico no Brasil? Ainda mais sendo pessoa com deficiência, que não pode ficar na mão sem energia? E entre as opções que temos hoje, qual é a mais adequada?


No mês de junho testei o e-2008 GT, o SUV elétrico da Peugeot. Importado da Eslováquia, tem o visual que a versão brasileira receberá ano que vem, e aí já começam suas vantagens. Maior entre eixos, com 2,60 m, maior porta malas com 434 litros e um design matador fazem dele um dos SUVs mais bonitos do país.


Por dentro se parece muito com o 208 nacional, com materiais sensíveis ao toque, imitação de fibra de carbono, couro nos banco e volante, muito Black piano e detalhes em aço escovado, que dão impressão de carro premium. 

Mas algumas coisas chamam mais a atenção, como o seletor de marchas tipo joystick, as teclas tipo piano e digitais e o painel digital configurável 3D. Esse último é um show à parte, traz informações sobre autonomia, consumo, mapa do GPS nativo, computador de bordo e o ACC com stop & go.


Outro destaque é a mídia de 10" que é acionada pelas teclas digitais logo abaixo e traz além do GPS nativo configurações do veículo, informações da bateria e autonomia, mas o Android Auto/Apple Car Play só funciona por cabo. Logo abaixo vem um compartimento que esconde o carregador de celular por indução.


O motor é o mesmo da versão elétrica do 208 e rende 136 cv e 26,5 kgfm de torque, suficientes para levar os mais de 1500 kg do modelo. E as baterias proporcionam autonomia de até 345 km, o que garante trechos urbanos durante a semana sem preocupar com carregamento.


E quando precisar carregar? Aí o ideal é mesmo usar um Wall Box, aquelas estações de carregamento rápido. Para ter um carro elétrico hoje em dia acho fundamental que tenha o equipamento em casa. Já há vários pontos com uso gratuito pela cidade, mas não dá para ficar refém deles. 


E para PCD, apesar da lei permitir isenção de IPI, a maioria dos modelos passa do teto. E dá para ter um como carro do dia a dia com planejamento e Wall Box em casa. Não cheguei a viajar com ele, mas da mesma forma acredito que com planejamento não haverá maiores problemas.

Curtiu o e-2008? Teria um? Ou acha que falta estrutura para ter um elétrico?



LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...