sexta-feira, 26 de maio de 2023

Argo Drive 1.3 CVT - a solução mais barata do Brasil para se livrar do pedal da embreagem!


O carro mais barato do Brasil com câmbio automático tem motor 1.3 aspirado que rende 107 cv no etanol e 98 cv na gasolina e o suave câmbio CVT. O Argo, hatch compacto da Fiat que já tem bons anos de mercado, finalmente ganhou versões com câmbio automático, sendo a Drive 1.3 CVT a de entrada. Assim, se tornou o carro automático mais em conta do mercado nacional que dispensa o pedal da embreagem. Em conta não quer dizer necessariamente barato, são mais de noventa mil reais pelo compacto. O que chama a atenção é o preço com as duas isenções, que ele tem para PCD por estar abaixo dos cem mil.


Apesar de ser a versão de entrada, não é totalmente pelado como se poderia imaginar, vem com um bom conjunto de itens de série, como piloto automático, tela digital de 3,5", multimídia de 7" com Android Auto/Apple Car Play com fio, vidros elétricos na frente com one touch, entre outros.


E ainda tem um pacote opcional chamado S-Design, que custa R$ 3.990,00 e inclui rodas de liga de 15", ar digital, chave presencial, retrovisores elétricos e Faróis de neblina, entre outros (fica como o modelo branco nas 3 últimas fotos).


O maior destaque do Argo, na minha opinião, não é o valor, mas sim o baixo consumo de combustível para um carro automático, no etanol ele faz 8,9 km/l na cidade e 10,6 km/l na estrada, de acordo com o Inmetro. Na prática, faz em torno de 7 km/l na cidade e chega perto dos 12 km/l na estrada, como mostrado na foto da multimídia.


Sem o opcional ele fica por R$ 92.990,00 para público em geral e para PCD com isenção de IPI e ICMS, além de bônus de 4%, sai por R$ 75.931,00. Se acrescentar o pacote S-Design o preço público sobe para R$ 98.890,00 e o preço com as duas isenções para R$ 79.761,00.


Que tal esse hatch compacto como zero km mais barato do país? Será o melhor custo benefício do mercado, principalmente para PCD, ou tem coisa melhor?

quarta-feira, 3 de maio de 2023

HB20S Platinum Plus 1.0 TGDi - ficou mais bonito, seguro e tecnológico!


Hyundai HB20S Platinum Plus 1.0 TGDi. A versão topo de linha do sedan compacto da marca coreana se destaca pelo avançado pacote de segurança com seis Air bags, controle de estabilidade e tração, frenagem autônoma de emergência, assistente de tráfego cruzado, assistente de manutenção e centralização em faixa, entre outros. Só não conta com ACC, de resto tem todos os sistemas importantes para uma condução segura e tranquila.


O design atual agrada bem mais que o antigo com linhas angulares, vincos e o belo conjunto ótico traseiro. Na frente o destaque são os leds que formam dois "L" deitados, que atuam como DRL e dão personalidade ao conjunto, mas bem que merecia led nas lâmpadas principais e no milha. A grade do radiador em formato de trapézio ganha muito destaque com elementos hexagonais em seu interior e os vincos do capô deixam o carro mais "musculoso". Só não curti muito a seta no canto do para choque, poderia ser integrada aos leds do DRL, ficaria mais moderno e bonito. Além de estarem suscetíveis a pancadas neste local.


O motor é outro destaque positivo com 120 cv e 17,5 kgfm de torque em ambos combustíveis a apenas 1500 rpm. Como não é um carro muito pesado, são 1137 Kg, o peso potência é razoável com 9,48 km/cv e o peso torque é muito bom, apenas 65 Kg/kgfm, o que se traduz em agilidade e segurança em retomadas. 


O interior do HB20S surpreende com bancos em couro muito envolventes, mídia de 8 polegadas com Android Auto e Car Play sem fio e carregador de celular por indução. O espaço interno é razoável, com 2,53 m fica limitado à posição dos bancos dianteiros para acomodar adultos. O porta malas tem bons 475 litros porém a "boca" é estreita, o que dificulta acomodar grandes volumes como uma cadeira de rodas monobloco.


Para PCD essa versão é pouco atraente devido à pequena diferença de preço com isenção somente de IPI e ausência de bônus de fábrica.


O preço público do modelo hoje está em R$ 123.790, 00 e para PCD fica por R$ 118.504,17. Pouco mais de cinco mil reais de diferença.

Que achou dos atributos do HB20S? Atenderia bem sua família? Conta pra gente aí!