quarta-feira, 14 de dezembro de 2022

Captur Intense 1.3 Turbo CVT 2022 é gostoso de guiar, mas ainda pode melhorar


A Captur Intense 1.3T CVT 2022 é a versão intermediária do SUV compacto estiloso da Renault. Nessa nova versão a montadora acertou ao trocar o fraco e antiquado motor 1.6 pelo forte e moderno 1.3 turbinado, que deixou o carro esperto no trânsito e eficiente nas retomadas e ultrapassagens. Seu design já está um pouco datado mas ainda é um dos SUVs mais atraentes do mercado. Suas rodas de liga de 17" deixa o carro alto com boa posição de dirigir, e raramente raspa na cidade ou em estrada de terra. A direção elétrica é macia e o isolamento acústico muito bom, nem parece que o câmbio é CVT. Esse, outro ponto positivo do modelo, casou muito bem com o motor e roda macio. O consumo na estrada surpreendeu, fez mais de 10km/l no etanol enquanto o Inmetro marca 8,2, mas na cidade a surpresa foi negativa e raramente passou dos 6,5km/l.

Outro grande atrativo do modelo é o porta malas, com 437 litros é um dos maiores da categoria e ainda é bem acabado. Nessa versão tem sensor de estacionamento, crepuscular e de chuva, mas falta de ponto cego e retrovisor eletrocrômico. A mídia, apesar de ter sido atualizada há pouco tempo, ainda não oferece Android Auto sem fio e faltam informações e ajustes do veículo.

A ergonomia ainda é um problema da Captur, a Renault insiste no comando satélite apesar de ter espaço no volante, e os botões ficam em posição muito ruim. O acabamento também deixa a desejar, apesar de oferecer uma parte em soft touch, o restante aparenta pouca qualidade, e ainda há desníveis aparentes.
Mas pra mim o maior defeito desse modelo, que já beira os 150 mil reais, é o painel simples demais, incluindo computador de bordo básico e de difícil visualização. E apesar dos 2,67m de entre eixos o espaço interno não é bom, o túnel central é alto e o recuo do console central, que tem porta USB mas não tem saída de ar, atrapalha quem vai no meio.
No fim das contas, quem busca um SUV robusto com motor moderno e forte, porta malas espaçoso e gostoso de dirigir vai encontrar no Captur uma boa opção. Mas quem valoriza tecnologia embarcada, boa ergonomia e conforto pra qu vai atrás, poderá se decepcionar.
E você, o que acha da Captur? É o SUV que você busca pra sua garagem? Comenta aí!

segunda-feira, 28 de novembro de 2022

Toyota Yaris Hatch XS 1.5 CVT 2023 - onde acerta e o que falta no compacto japonês


O Yaris Hatch XS 1.5 CVT é a versão intermediária do hatch compacto da Toyota e oferece um bom pacote de itens de série, com bastante segurança e um conjunto mecânico confiável. Ele traz os bons predicados que fazem o carros da Toyota tão desejados no mercado nacional e no modelo 2023 ganhou um bom pacote de segurança, mas manteve alguns defeitos, sobretudo em ergonomia. Peca em alguns detalhes mas sobra em outros. Será que vale os 104 mil reais pedidos pelo modelo?

Passei uma semana com o carro e percebi onde a montadora japonesa acertou e onde precisa melhorar.


Confiança, conforto ao rodar, segurança, espaço e consumo na estrada. Isto é o que de melhor o Yaris entrega. Mecânica confiável já é característica comum de montadoras de origem japonesa, são motores quase inquebráveis, e a manutenção, quando ocorre, não é tão cara. O câmbio CVT é macio ao rodar, não tem trancos nem indecisão. A suspensão é muito bem acertada, nem mole demais, nem rígida demais, filtrando bem as imperfeições do piso e rolando pouco a carroceria em curvas. A chave presencial traz praticidade no dia a dia, apertando o botão na maçaneta o carro trava e destrava, e o botão de partida elimina a necessidade de ficar procurando o encaixe da chave. Em segurança traz sete air bags, assistência de manutenção em faixa e frenagem autônoma de emergência, itens importantes para garantir a integridade dos ocupantes em caso de colisão, eles buscam diminuir a má fama adquirida pelo modelo no último teste do Latin N'Cap, que foi de apenas um estrela quando o modelo oferecia apenas dois air bags. E o entre eixos e porta malas são maiores que a média da categoria. E ele bebe menos do que diz o Inmetro na estrada, com etanol os números oficiais são 9,8 km/l no etanol, na prática é fácil passar de 10,5 km/l.


Ergonomia, desempenho, sensores, midia e consumo urbano. Esses são os pontos que podem melhorar no Yaris XS. Falta ajuste de profundidade no volante, o que dificulta encontrar uma boa posição de dirigir, principalmente para pessoas mais altas. Os botões poderiam ser mais bem posicionados, como o que ativa o comando de voz, que fica na mídia, sendo necessário retirar a mão do volante para acionar, e o propósito deste botão é justamente evitar o movimento das mãos. As retomadas são lentas, o motor aspirado aliado ao câmbio CVT não responde de imediato aos comandos no acelerador, parte devido à baixa potência e torque, parte devido à característica do tipo de câmbio. E o modelo não tem sensores de estacionamento, de ponto cego e crepuscular, e a midia podia ser maior e mais moderna. E bebe mais na cidade do que diz o Inmetro, no etanol deveria fazer 8,7 km/l e na prática raramente faz mais do que 7,5 km/l, e em trânsito pesado essa média cai para 5 km/l.


No fim das contas, quem quer tranquilidade, bom espaço interno e porta malas razoável, além de rodar macio e econômico na estrada, terá no Yaris uma das melhores opções. Já quem valoriza boa ergonomia, interior moderno e tecnológico, bom desempenho e economia na cidade, poderá se decepcionar.

A partir de 103.990,00, valor de novembro de 2022, o modelo vale a compra? Para PCD só tem isenção de IPI, e sai por 96.038,00, uma diferença de 7,6% em relação ao preço público.

Será esse o modelo que você procura? Comenta aí!

sexta-feira, 14 de outubro de 2022

City Hatch é bom para PCD? Avaliação no dia a dia!

O novo City Hatchback na versão Touring 1.5

O fim da produção do Honda Fit deixou uma legião de fãs e consumidores desapontados, pois o modelo, devido à carroceria monovolume, reunia qualidades desejadas como dimensões externas enxutas, espaço interno de sedã médio, mecânica confiável e modularidade dos bancos traseiros, chamados "magic seat".

O interior é sóbrio e recheado de tecnologia, mas o acabamento é simples

Para não deixar essa lacuna no mercado, a montadora japonesa inovou ao lançar seu primeiro hatch compacto no mercado nacional, o City Hatchback. Herdou a configuração interna do Fit, o mesmo conjunto mecânico, porém aprimorado, e dimensões ligeiramente maiores do que o finado irmão, porém teve que sacrificar espaço no porta malas, já que não conta com a praticidade do monovolume. Para completar, recebeu o que há de mais moderno em condução semi autônoma e um pacote de segurança robusto.
 
O porta malas é o calcanhar de Aquiles do modelo, com apenas 268 litros

Por muitos anos o Honda Fit foi o modelo preferido de muitas pessoas com deficiência, justamente pela praticidade do seu interior, boa ergonomia e porta malas justo, que chegava a caber cadeira monobloco montada.
Confira no vídeo abaixo se a novidade da Honda substituiu à altura o pequeno notável Fit, e se continua sendo boa opção para PCD! 
Honda City Hatchback Touring 1.5 CVT (126/126 cv - E/G) 
De 130.700,00 por R$ 121.877,75 com isenção de IPI


Confira também: 
City Hatch Touring 1.5 CVT Review - https://youtu.be/kvj5tmb_fYk 
Honda City Touring 1.5 CVT 2022 - Avaliação completa https://youtu.be/hB8hLTK0llI 
Novo Honda City na estrada! Faz até curva sozinho! https://youtu.be/RouSsiARQtI

terça-feira, 27 de setembro de 2022

PORQUE VOTAR 3040 PARA DEPUTADO FEDERAL NO DIA 2 DE OUTUBRO?


Afinal de contas, porque você deve dar seu voto para mim ao invés de qualquer outro candidato a deputado federal? O que faz de mim a melhor opção para te representar no Congresso Nacional?

Eu poderia dizer que é porque não sou político, nunca concorri a nada e nunca fui vereador, prefeito, deputado estadual, nem coisa do tipo, e portanto não tenho rabo preso com ninguém, não estou contaminado pelos esquemas políticos que a maioria dos velhos políticos está. Sou apenas uma pessoa da sociedade civil como você que se cansou de não se ver representado pelos atuais deputados que estão aí e resolveu sair da indignação e partir para a ação, ou seja, se ninguém tem feito o trabalho que eu espero que seja feito, vou eu mesmo fazer isso da forma que a maioria de nós espera, corrigindo, reformando o que está errado e simplificando a vida do cidadão brasileiro.

Poderia também dizer que é porque sou ficha limpa, não uso dinheiro público na campanha, não recebi doação de empresa nenhuma e não devo nada pra ninguém. Só quero dever a você um bom trabalho, um trabalho correto e focado em atuar nos problemas que temos no nosso país e principalmente trazer soluções para que a gente pague menos impostos e tenha mais qualidade de vida.


Poderia também dizer que é porque sou preparado para o cargo, sou formado em administração com pós graduação em Gestão Estratégica, fiz diversos cursos de especialização, como CPA 20, ALM, Mercados Futuros e diversos outros, tenho experiência com gestão de recursos públicos, gestão estratégica, gestão de tesouraria e de patrimônio nas diversas empresas que trabalhei com destaque para a Gasmig e o BDMG, onde estive na tesouraria e na Mesa de Operações. Além disso estudei os processos legislativos da Câmara dos Deputados a fundo enquanto lutava, e ainda luto, pela manutenção e ampliação dos direitos das pessoas com deficiência. Fiz reuniões e lives com deputados, senadores, secretários de estado e outras autoridades pedindo atenção para manutenção dos nossos direitos.

Poderia também dizer que é porque sou apaixonado pelo nosso Estado de Minas Gerais, ao contrários de outras pessoas jamais cogitei sair daqui, e meu maior prazer e contribuir para que o estado evolua e se desenvolva sem deixar de cuidar da qualidade de vida da população.

Além disso tudo, eu poderia dizer que mereço seu voto porque sou pessoa com deficiência, resiliente, lutador, quero provar que minha condição física não me torna menos capaz do que ninguém, muito pelo contrário, por passar por uma tragédia pessoal e dar a volta por cima sou capaz de lidar com qualquer obstáculo com coragem e força de vontade, e não baixo a cabeça por absolutamente nada.

Mas não vou ressaltar nada disso, apesar de serem ótimos argumentos para um candidato a Deputado. Vou dizer principalmente que mereço seu voto porque sei o quanto a vida é difícil nesse país e que sou a pessoa certa para ouvir suas queixas e propor as melhores soluções. E é disso que a gente precisa, boas soluções para nosso país. Porque se tem uma coisa que a vida me ensinou com maestria foi encontrar soluções. E buscar uma vida melhor para nós e nossas famílias. Então, por favor, dia 2 de outubro vote 3040 para deputado federal. Posso contar com você?

terça-feira, 20 de setembro de 2022

Mais Acessibilidade, oportunidades, direitos, respeito e inclusão. Estes são os desejos da maioria das PcDs

Conheça minhas principais pautas! Minha luta é para que tenhamos um país mais justo e inclusivo para todos.


Mais acessibilidade nas cidades é fundamental para que a população - que está envelhecendo e precisará casa vez mais dela - tenha conforto e segurança ao acessar estabelecimentos comerciais, prédios públicos, restaurantes, supermercados, enfim, qualquer lugar que quisermos. Acessibilidade envolve também equipamentos de tecnologia assistiva mais acessíveis e transporte público de qualidade, adaptado às diversas deficiências.


Mais oportunidades são importantes para que pessoas com limitações possam continuar contribuindo e conquistando seu espaço no mercado de trabalho. Não basta recolocar, é necessário considerar a capacitação de cada um e até oferecer cursos e tecnologias que permitam aproveitar todo o potencial dessas pessoas.


Mais direitos teremos ao ouvirmos as demandas de pessoas com deficiência e aplicação das premissas contidas na LBI Lei Brasileira de Inclusão.


Mais respeito é fundamental para que convivamos em harmonia, e a mudança começa pela educação básica, para que as crianças cresçam acostumados com a diferença. E passa pelo treinamento de pessoas que lidam com o público, em sua maioria não sabem como abordar pessoas com deficiência.

E mais veículos passa pelo ineficiente limite de isenção de ICMS, pela metodologia de decisão antiquada do Confaz e pelo descumprimento das montadoras em oferecer modelos com isenção abaixo do limite da legislação.

Enfim, temos muito o que melhorar, há muita injustiça sendo cometida contra pessoas com deficiência e até contra população em geral. Além de tudo isso manter-me-ei fiel aos preceitos do partido Novo, combate à corrupção, economia de recursos públicos e menos intervenção do estado na economia.

segunda-feira, 12 de setembro de 2022

Cadeirante cria Triciclo motorizado caseiro


 Cansado de enfrentar a falta de acessibilidade na cidade em que mora, Mário de Andrade decidiu resolver o problema por conta própria. Pegou uma moto comum, da Honda, e adaptou um eixo com duas rodas de automóvel no lugar da roda traseira. Não alterou nenhuma característica da moto e conseguiu fazer um veículo para rodar pela cidade com autonomia e independência. Uma prova de que é preciso apenas força de vontade e habilidade para conseguir realizar seus sonhos!



Você teria coragem de andar nesse triciclo? O problema agora é legalizar o veículo. Infelizmente a legislação é muito burocrática e para poder transitar pelas ruas será preciso muito trabalho e provavelmente um bom dinheiro. Mas que a ideia é legal, isso é!

quinta-feira, 18 de agosto de 2022

Demonstrando necessidades das pessoas com deficiência ao Governador Romeu Zema e ao reitor Demetrius David

Na caminhada com o governador Romeu Zema e o Deputado Estadual Roberto Andrade

Estive ontem em Viçosa com o governador Romeu Zema e na UFV com o reitor Demetrius e tive a oportunidade de mostrar a eles nossa realidade rodando pelo comércio da cidade e pela Universidade apontando os locais que não tem acessibilidade, e o quanto ela é importante para que tenhamos condições de buscar nossos sonhos como as outras pessoas sem limitação.

Tomando um café com o governador e o deputado

Vocês tem ideia da importância desse acontecimento para a causa das pessoas com deficiência? Durante anos, décadas, temos tentado mostrar que somos parte ativa e importante da sociedade, que as cidades não estão preparadas para nós e que merecemos respeito acima de tudo. E foram raras as vezes em que nossa voz foi ouvida. Ainda mais raras foram as oportunidades de demonstrar isso a pessoas que podem efetivamente fazer alguma coisa para mudar esse quadro.
Com o reitor da UFV Demetrius David e o Prefeito de Viçosa Raimundo da Violeira

Conversando com eles consegui demonstrar nossa realidade e o espero ter despertado a importância de pensar no direito de todos nos seus próximos atos. Isso já valeu ter topado o desafio de encarar uma disputa eleitoral. E peço a vocês que divulguem essa postagem para nossa voz chegar a mais pessoas por todo o país.

sexta-feira, 22 de julho de 2022

Praia Acessível em Pernambuco

Cadeiras anfíbias no Restaurante Bora Bora (Tamandaré, PE) permitem ir ao mar e ao catamarã

 A Sandra Saltini, que integra o Podemos Sim de São Paulo, esteve de férias em Pernambuco, na Praia dos Carneiros, próximo a Porto de Galinhas. E lá ela deparou com uma estrutura para pessoas com mobilidade reduzida exemplar, que conta até com cadeiras anfíbias, permitindo que frequentem a praia e façam passeio de catamarã com conforto e segurança. Estrutura em praia que atenda pessoas com deficiência ainda é raridade no Brasil, uma incoerência num dos países com um dos litorais mais incríveis do mundo. Por isso temos que aplaudir essas iniciativas.

Cadeiras de transporte para levar até a praia

A estrutura é de propriedade do Restaurante Bora Bora, um restaurante que fica na Praia dos Carneiros, município de Tamandaré, Pernambuco. Conta com cadeiras para transportar pessoas com deficiência desde o estacionamento até a praia, cadeiras anfíbias para levar as pessoas até o mar, ou até o catamarã para fazer um passeio, e corredores planos para chegar aos principais pontos do restaurante. E há também banheiros adaptados com toda a estrutura necessária.

A entrada do restaurante é plana e larga

E o mais importante é que há no local bombeiros treinados para lidar com pessoas com deficiência, que atendem as pessoas desde a chegada até os banhos de mar. E se quiser fazer o passeio de catamarã, basta acionar o pessoal e pedir para levar com as cadeiras anfíbias. As cadeiras aguentam até 90 Kg e é possível atender até dois cadeirantes ao mesmo tempo.


O local já atendeu pessoas em cadeiras de rodas, deficientes visuais, surdo-mudos, amputados e outros deficientes. Um belo exemplo de estrutura completa para atender pessoas com deficiência permitindo momentos de lazer com segurança e conforto. Que seja seguido por outros locais, trazendo inclusão e respeito a quem só quer ter as mesmas condições de acesso que todos tem! Agradeço à Sandra pelo relato e fotos do local. Se você tiver material parecido e quiser publicar, envie para blog.cadeirante@gmail.com

Restaurante Bora Bora:

https://goo.gl/maps/7QaaF7TY7fz7VF34A

quinta-feira, 16 de junho de 2022

Cidade Junina é exemplo de inclusão no lazer


Quem tem filhos pequenos está sempre em busca de atividades divertidas e experiências marcantes para que fiquem cada dia mais felizes. Com a proximidade das férias de inverno e do fim do mês de junho, intensificam-se as festividades juninas. E aqui em Belo Horizonte foi inaugurada neste mês a Cidade Junina, um centro de eventos homenageando as festas típicas deste mês, com direito a personagens, comidas típicas, brincadeiras, dança e outras atividades ligadas às festas juninas.


Ontem, apesar de estar em final de crise de dor levei os meninos na Cidade Junina, que está instalada no Mirante Beagá, no bairro Olhos D'Água. Apesar do frio que passei por não ir com duas calças (fica a dica para lesados medulares) foi bem divertido, passeamos de roda gigante, os meninos brincaram de pescaria, argolas e boca de palhaço, ganharam brindes e curtiram bastante!


Curioso que o staff da festa demorou a encontrar uma solução para que eu chegasse com o carro até a porta, aparentemente cadeirantes não tem ido até lá (alguns esperando meu depoimento rsrs) mas fizeram o correto, permitiram que eu estacionasse ao lado do palco e entramos pelos "fundos", após validar os convites. Há banheiro adaptado e poucos obstáculos à circulação, os maiores são coberturas de fiação.


De qualquer forma é um passeio muito bom para famílias ou casais que queiram curtir um frio e as danças típicas de festa junina.


Parabenizo à Sympla pela organização e acessibilidade razoável do local.

terça-feira, 19 de abril de 2022

COMO FAZER O RECADASTRAMENTO DO IPVA PCD 2022

Toda pessoa com deficiência que possui veículo cuja consulta no SIVEI retorna NADA CONSTA ou SUSPENSO terá que fazer nova solicitação de isenção e IPVA neste sistema, que está sendo chamado de recadastramento. Neste vídeo mostro um passo a passo de um processo de isenção de IPVA de pessoa com deficiência condutora cujo carro não tem adaptação externa. É possível fazer por conta própria com organização e planejamento. Mas se tiver qualquer dúvida ou quiser ter mais segurança, não deixe de contar com um escritório de isenções.


Consulta de situação de isenção PCD - IPVA:

Novo pedido de isenção de IPVA: 

Guia do usuário/isenção/PCD: 

RECADASTRAMENTO IPVA 2022 ATIVO 

IMESC PUBLICA COMUNICADO OFICIAL 

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022

Boroni Palace Hotel em Ouro Preto - Acessibilidade razoável em cidade histórica

Fachada do Hotel Boroni Palace

Quando falamos em turismo por pessoas com deficiência, a primeira barreira que aparece é a arquitetônica - isso se a barreira financeira já tiver sido ultrapassada. Em cidades históricas então, quem usa cadeira de rodas até arrepia só de pensar em passar por ruas e ladeiras feitas de pedra fincada e calçadas irregulares e cheias de desníveis.

A cidade de Ouro Preto, na região central de Minas Gerais não é exceção. Muitos cadeirantes nem sequer cogitam viajar para esta cidade devido às imagens de ruas feitas de pedra fincada, calçadas de pedra São Tomé e principalmente, centenas de ladeiras íngremes para todo o lado. Mas se o cadeirante for teimoso? E se gostar de uma aventura? De encarar desafios?


Claro que não é só pegar o carro, chutar o balde e ver no que dá. É preciso algum planejamento. Afinal, há ruas de pedra fincada, calçadas de pedra irregulares e morros íngremes pra todo lado. Cidade histórica não tem como ser muito acessível, mas com carro, um acessório e uma forcinha dá para explorar bem a cidade. E os pontos turísticos geralmente tem uma estrutura de acessibilidade razoável.

Mas e a acomodação? Como esperar hotéis adaptados em cidades com acessibilidade "inadequada"? A dica que dou é buscar em sites como Booking.com que permitem filtrar por hotéis com "Comodidades para hóspedes com mobilidade reduzida". O resultado não garante que a acessibilidade seja plena, mas é o início para identificar um hotel que atenda. Infelizmente quartos adaptados para pessoas com mobilidade reduzida em hotéis no Brasil raramente permitem que todas as limitações sejam atendidas. Quem usa cadeira de rodas deve buscar informações direto com o hotel para explicar exatamente do que precisa. Entendo a boa intenção de disponibilizar quarto adaptado mas falta assessoria - principalmente de alguém que tenha limitações.

Entrada alternativa pelo estacionamento do Boroni Palace Hotel

Assim encontrei o Hotel Boroni Palace, e comecei a pesquisa para identificar se me atenderia. Liguei, perguntei pelas adaptações existentes e pedi fotos para ver se minhas necessidades seriam atendidas. Me mandaram fotos do quarto e do banheiro, basicamente o que precisamos para uma acomodação rápida - seria apenas de um dia para o outro. E pelas fotos, parecia estar tudo ok. Mas eu já sabia que encontraria dificuldade.

A primeira delas foi logo na chegada. A entrada da recepção é feita por escadas, e não tem como acessar diretamente da rua. Para sanar este problema fizeram uma entrada alternativa na lateral, mas é preciso passar pelo portão de acesso dos veículos ao estacionamento, o que já torna perigosa a entrada por cadeirantes. Por isso pedi minha esposa para descer e ir à recepção, para que abrissem o portão e eu entrasse de carro, evitando o risco.

Entrada do quarto adaptado fica entre duas vagas de estacionamento

Ao buscar a reserva, porém, o primeiro problema: o quarto adaptado já estava ocupado. Como assim, se reservamos especificamente este quarto? Disseram que houve uma confusão e providenciariam outro quarto, que poderia nos atender. Já desapontado com o atendimento, fui conhecer a "alternativa". Já fiz errado, não devia nem ter cogitado ficar em outra acomodação. Desci do carro e constatei o óbvio, não era adequado. Havia um armário em frente à entrada do banheiro, o que impedia a entrada da cadeira. Ciente do meu erro, voltei ao carro e exigi o quarto reservado. E que o hotel se virasse para explicar ao hóspede que o haviam instalado no quarto errado. Este tipo de erro cabe até uma ação na justiça, se não resolvessem, pode ter certeza que eu buscaria meu direito.

O espaço para circulação no quarto é bom

"Resolvido" o problema, me encaminharam ao quarto adaptado que fora reservado. A entrada fica entre duas vagas de estacionamento, sendo uma delas para o carro da pessoa com deficiência. A delimitação não é bem definida, não há faixa zebrada ao lado da vaga, o que pode gerar confusão por quem estaciona ao lado, usando o espaço indevidamente. Além disso há um pequeno degrau do asfalto para a calçada. Mas não é problema para entrar, o acesso é tranquilo. O espaço para circular dentro do quarto é bom, mas a cama, como a maioria dos hotéis, é muito alta, dificulta a transferência se a pessoa tiver menor estatura. Para mim, não foi tão difícil. Mas o ideal é que fosse mais baixa. 

Ressalto na entrada do box dificulta passar cadeira de banho

Banco retrátil, falta chuveirinho e o olha a altura do porta sabonete!

Problema mesmo encontrei no banheiro. Para começar, a pia é muito alta, e o espelho mais ainda alto, o que torna impossível um cadeirante se ver. O vaso fica muito perto da parede, o que dificulta passar com a cadeira de rodas. Mesmo se passasse, a porta do box é muito estreita e há um ressalto na entrada do box, o que dificulta a entrada com uma cadeira de banho. Sim, eu levei uma cadeira de banho pois imaginei que teria alguma dificuldade. 

Porém o que mais dificultou minha vida ao tomar banho foi a ausência de chuveirinho. O chuveiro é muita alto, mas o que mais me espantou foi o porta Shampoo, que é muito, muito alto, difícil até para quem fica de pé. O hotel não conta com de cadeira de banho, tem um banco retrátil, mas uma cadeira de rodas não chega até lá, devido ao vaso e à porta estreita. E convenhamos que esse banco não é o ideal, afinal, sentar nesse banco de madeira não é tarefa fácil para lesados medulares, que tem pouca "carne" nas nádegas. 


No café da manhã, outros problemas crônicos de acessibilidade. A mesa onde fica a comida e bebida tem armários em toda sua extensão, o que complica para um cadeirante se aproximar. A altura também não ajuda, é bem difícil se servir. Mas pior são as mesas do salão, para os hóspedes se sentarem. Elas tem pés centrais, daqueles que ficam no meio da mesa, e isso impossibilita uma cadeira de rodas se aproximar de frente, a gente tem que ficar de lado para tomar café. 

Enfim, essas foram as principais dificuldades que tive ao me hospedar neste hotel, que se "orgulha" de ser adaptado para cadeirante, já que tem um símbolo da acessibilidade na placa principal da fachada. Mas não sei se merece tanto assim esse status. Tem muito o que melhorar, principalmente por ser uma das poucas opções com um pouco de acessibilidade na cidade.. 

E você, conhece Ouro Preto? Tem alguma história legal por aqui?

As mesas do café da manhã também são inadequadas para cadeirantes, por ter pé central.

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