quarta-feira, 14 de dezembro de 2022

Captur Intense 1.3 Turbo CVT 2022 é gostoso de guiar, mas ainda pode melhorar


A Captur Intense 1.3T CVT 2022 é a versão intermediária do SUV compacto estiloso da Renault. Nessa nova versão a montadora acertou ao trocar o fraco e antiquado motor 1.6 pelo forte e moderno 1.3 turbinado, que deixou o carro esperto no trânsito e eficiente nas retomadas e ultrapassagens. Seu design já está um pouco datado mas ainda é um dos SUVs mais atraentes do mercado. Suas rodas de liga de 17" deixa o carro alto com boa posição de dirigir, e raramente raspa na cidade ou em estrada de terra. A direção elétrica é macia e o isolamento acústico muito bom, nem parece que o câmbio é CVT. Esse, outro ponto positivo do modelo, casou muito bem com o motor e roda macio. O consumo na estrada surpreendeu, fez mais de 10km/l no etanol enquanto o Inmetro marca 8,2, mas na cidade a surpresa foi negativa e raramente passou dos 6,5km/l.

Outro grande atrativo do modelo é o porta malas, com 437 litros é um dos maiores da categoria e ainda é bem acabado. Nessa versão tem sensor de estacionamento, crepuscular e de chuva, mas falta de ponto cego e retrovisor eletrocrômico. A mídia, apesar de ter sido atualizada há pouco tempo, ainda não oferece Android Auto sem fio e faltam informações e ajustes do veículo.

A ergonomia ainda é um problema da Captur, a Renault insiste no comando satélite apesar de ter espaço no volante, e os botões ficam em posição muito ruim. O acabamento também deixa a desejar, apesar de oferecer uma parte em soft touch, o restante aparenta pouca qualidade, e ainda há desníveis aparentes.
Mas pra mim o maior defeito desse modelo, que já beira os 150 mil reais, é o painel simples demais, incluindo computador de bordo básico e de difícil visualização. E apesar dos 2,67m de entre eixos o espaço interno não é bom, o túnel central é alto e o recuo do console central, que tem porta USB mas não tem saída de ar, atrapalha quem vai no meio.
No fim das contas, quem busca um SUV robusto com motor moderno e forte, porta malas espaçoso e gostoso de dirigir vai encontrar no Captur uma boa opção. Mas quem valoriza tecnologia embarcada, boa ergonomia e conforto pra qu vai atrás, poderá se decepcionar.
E você, o que acha da Captur? É o SUV que você busca pra sua garagem? Comenta aí!

Nenhum comentário:

Postar um comentário