O Yaris Hatch XS 1.5 CVT é a versão intermediária do hatch compacto da Toyota e oferece um bom pacote de itens de série, com bastante segurança e um conjunto mecânico confiável. Ele traz os bons predicados que fazem o carros da Toyota tão desejados no mercado nacional e no modelo 2023 ganhou um bom pacote de segurança, mas manteve alguns defeitos, sobretudo em ergonomia. Peca em alguns detalhes mas sobra em outros. Será que vale os 104 mil reais pedidos pelo modelo?
Passei uma semana com o carro e percebi onde a montadora japonesa acertou e onde precisa melhorar.
Confiança, conforto ao rodar, segurança, espaço e consumo na estrada. Isto é o que de melhor o Yaris entrega. Mecânica confiável já é característica comum de montadoras de origem japonesa, são motores quase inquebráveis, e a manutenção, quando ocorre, não é tão cara. O câmbio CVT é macio ao rodar, não tem trancos nem indecisão. A suspensão é muito bem acertada, nem mole demais, nem rígida demais, filtrando bem as imperfeições do piso e rolando pouco a carroceria em curvas. A chave presencial traz praticidade no dia a dia, apertando o botão na maçaneta o carro trava e destrava, e o botão de partida elimina a necessidade de ficar procurando o encaixe da chave. Em segurança traz sete air bags, assistência de manutenção em faixa e frenagem autônoma de emergência, itens importantes para garantir a integridade dos ocupantes em caso de colisão, eles buscam diminuir a má fama adquirida pelo modelo no último teste do Latin N'Cap, que foi de apenas um estrela quando o modelo oferecia apenas dois air bags. E o entre eixos e porta malas são maiores que a média da categoria. E ele bebe menos do que diz o Inmetro na estrada, com etanol os números oficiais são 9,8 km/l no etanol, na prática é fácil passar de 10,5 km/l.
Ergonomia, desempenho, sensores, midia e consumo urbano. Esses são os pontos que podem melhorar no Yaris XS. Falta ajuste de profundidade no volante, o que dificulta encontrar uma boa posição de dirigir, principalmente para pessoas mais altas. Os botões poderiam ser mais bem posicionados, como o que ativa o comando de voz, que fica na mídia, sendo necessário retirar a mão do volante para acionar, e o propósito deste botão é justamente evitar o movimento das mãos. As retomadas são lentas, o motor aspirado aliado ao câmbio CVT não responde de imediato aos comandos no acelerador, parte devido à baixa potência e torque, parte devido à característica do tipo de câmbio. E o modelo não tem sensores de estacionamento, de ponto cego e crepuscular, e a midia podia ser maior e mais moderna. E bebe mais na cidade do que diz o Inmetro, no etanol deveria fazer 8,7 km/l e na prática raramente faz mais do que 7,5 km/l, e em trânsito pesado essa média cai para 5 km/l.
No fim das contas, quem quer tranquilidade, bom espaço interno e porta malas razoável, além de rodar macio e econômico na estrada, terá no Yaris uma das melhores opções. Já quem valoriza boa ergonomia, interior moderno e tecnológico, bom desempenho e economia na cidade, poderá se decepcionar.
A partir de 103.990,00, valor de novembro de 2022, o modelo vale a compra? Para PCD só tem isenção de IPI, e sai por 96.038,00, uma diferença de 7,6% em relação ao preço público.
Será esse o modelo que você procura? Comenta aí!
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