Olá a todos do Blog, meu nome é Leonardo, tenho 17 anos, sou autista e sou o novo colaborador do blog. Nesse artigo trago um pouco mais sobre ARGO 1.0 X MOBI DRIVE 1.0, ambos manuais e faço a avaliação de vários quesitos.
Estive na concessionária Alpinia, em Ribeirão Preto/SP para avaliar os carros. Já tinha entrado no Mobi MANUAL (lembrando que se você tiver um membro inferior ‘operante’ ou adaptar a embreagem, poderá dirigir!). Como os carros são manuais, se tiver membros inferiores comprometidos, terá que fazer o acionamento da embreagem pelas mãos. Abaixo exemplos de adaptações para embreagem:
Estive na concessionária Alpinia, em Ribeirão Preto/SP para avaliar os carros. Já tinha entrado no Mobi MANUAL (lembrando que se você tiver um membro inferior ‘operante’ ou adaptar a embreagem, poderá dirigir!). Como os carros são manuais, se tiver membros inferiores comprometidos, terá que fazer o acionamento da embreagem pelas mãos. Abaixo exemplos de adaptações para embreagem:
Pessoas com Deficiência que não precisam de câmbio automático ou que quiserem adaptar a embreagem, é uma excelente ideia comprar carro manual, pois podem pegar carros mais baratos e econômicos (pois carros manuais não tem conversor de torque, assim economizam combustível).
Voltando, cheguei na FIAT ALPÍNIA e entrei no Mobi, dá uma sensação que você está preso em comparação ao ARGO 1.0 (não é DRIVE, na minha opinião é besteira comprar o Drive).
AGORA VEM OS TESTES
- ESPAÇO INTERNO (FILOSOFIA DO TESTE: Eu regulo o banco do motorista para mim, que tenho 1,86m. Depois vou para o banco de trás e com a mão meço o espaço que sobra para o banco da frente)
No Argo, com o banco do motorista regulado para mim, com 1,86m, o espaço é razoável. |
O espaço para o motorista no Mobi é bem menor |
No Argo, o espaço para quem vai no banco de trás é razoável. |
O espaço para uma pessoa da minha altura atrás do Mobi é bem apertado |
O ARGO SE SAI MELHOR NO QUESITO ESPAÇO INTERNO, que, aliás, é visível nas fotografias. Mas o que mata no Mobi, além de seu espaço interno, é seu banco dianteiro inteiriço. Dá sensação de estar preso no banco, a visibilidade para trás é menor.
O encosto de cabeça dos bancos dianteiros do Mobi é integrado à parte inferior |
- MOTORIZAÇÃO
Ambos usam o motor 3 cilindros FireFly, sendo que o Mobi é mais econômico e melhor em retomada por causa de seu peso, que é cerca de 200 KG mais leve que o Argo.
O Argo pelo INMETRO com gasolina faz 14,2 km/l na cidade e 15,1 km/l na estrada
O Mobi pelo INMETRO com gasolina faz 13,7 km/l na cidade e 16,1 km/l na estrada.
Por ser o mesmo motor e o Mobi ser mais leve, o mesmo economiza mais combustível e anda mais (fiz um test drive com o vendedor da Alpinia, ele pisou nos dois e no Mobi deu para sentir uma diferença)
Placar: ARGO (1-1) MOBI
- DISTRAÇÕES O Argo e o Mobi tem o básico para sobreviver no Brasil: Ar condicionado analógico, Vidros elétricos e Travas elétricas. O computador de bordo do Argo é mais completo.
Placar: ARGO (2-1) MOBI
- DESIGN EXTERNO
Neste ponto, aproximadamente 70 por cento das pessoas que converso gosta mais do Argo do que do Mobi, pois o Argo parece carro de 60.000-70.000 já o Mobi parece um carro de 25.000. Eu preferi o Argo com suas linhas futuristas e por suas lanternas que vão até a tampa do porta mala.
Placar: ARGO (3-1) MOBI
- PORTA MALAS
O Alessandro testou ambos os carros e no Mobi teve que rebater para caber cadeira monobloco. Já no Argo não tivemos este problema, então com isso fechamos esse comparativo de carro PCD.
Placar: ARGO (4-1) MOBI
- PREÇO
O Mobi Drive sai na Alpínia no preço público por R$ 45.190,00 e para PCD com as isenções fica por R$ 35.339,30. Se acrescentar o KIT CONECT fica por R$ 3.000,00. Lembrando que você pode chorar um desconto de uns 5 por cento e uns tapete afirmando que você irá fazer suas revisões na concessionária (pois se não fizer você perde a garantia)
Já o Argo 1.0, que ganhou este comparativo custa R$ 48.990,00 para o público em geral e fica por R$ 37.911,89 para PCD com as isenções.
Então é isso, espero que tenham gostado deste comparativo, se quiserem trago mais sobre carros manuais.
Por: Leonardo Arraes
Por: Leonardo Arraes