quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

Sexualidade da pessoa com deficiência

Este tema é sempre controverso e gera muito interesse por parte das pessoas com deficiência - e também das sem deficiência. É um tema muito amplo, e há muita informação na Internet, muitas vezes infundada e superficial. Se você quer saber mesmo sobre o assunto, nada melhor do que se informar com quem entende e estuda o assunto. Na feira Mobility & Show que aconteceu em Belo Horizonte no final de novembro, foram proferidas várias palestras, uma delas com o tema Sexualidade da Pessoa com Deficiência, foi ministrada pela Dra Maria de Mello, que é terapeuta ocupacional e vem estudando o tema há anos, trabalha na área e já atendeu centenas de pessoas. Na palestra ela comentou sobre os mitos que envolvem a sexualidade de quem tem deficiência, explicou o termo e desenvolveu passando por várias situações e alternativas de intervenção possíveis.
Veja abaixo os slides que ela passou durante a palestra para ter uma ideia da riqueza do conteúdo, e se você se interessou pelo assunto, contate a Dra Maria de Mello para conversar e tirar todas suas dúvidas!
Slides da palestra:
Dra Maria de Mello
Technocare
Rua Piauí, 69 loja 03

terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Comparativo entre SUVs para PCD

Está cada vez mais difícil para uma pessoa com deficiência escolher um veículo para comprar. Não porque há muitas opções, mas porque elas estão acabando. Com o limite de isenção de ICMS congelado há quase dez anos em 70 mil reais, as montadoras de automóveis estão retirando vários itens de conforto, tecnologia e até segurança de seus carros para os enquadrar dentro do limite. Por isso quem precisa comprar um carro para atender à sua limitação e à sua necessidade, geralmente precisa de carro grande para carregar cadeira de rodas, cadeira de banho, órtese, ou outro acessório necessário à locomoção. Ou então é como milhares de famílias brasileiras e tem filhos ou parentes que precisa carregar.
No canal do Blog no Youtube criei uma Playlist só com os testes dos SUVs.
Link para os test drives nos SUVs que fiz: 
Portanto, o melhor tipo de veículo para atender a este público acaba sendo o SUV, por ter geralmente bom espaço interno e porta malas generoso. E este é o segmento que mais cresceu no país nos últimos anos, devido às características que citei aliadas à maior altura do solo e rodas grandes, para enfrentar as malfadadas estradas brasileiras. Como o mercado de veículos PCD cresceu muito em tamanho e importância, as montadoras não querem ficar de fora dele e depenam seus SUVs compactos para caber dentro do limite. Aí entra o dilema da pessoa com deficiência: que itens pode deixar de exigir na hora de escolher um SUV? É melhor pegar um carro com menos tecnologia ou menos segurança? 
Para tentar ajudar na escolha do próximo veículo, testei todos os modelos disponíveis hoje no mercado nacional e, além de publicar todos no Canal do Blog no Youtube, elaborei uma tabela com os principais itens de segurança, conforto e tecnologia que estes modelos ainda trazem nas versões para PCD. Procurei destacar itens que podem ser importantes para pessoas com deficiência, como caber ou não uma cadeira de rodas montada no porta malas. Isto ajuda muito no dia a dia, pois colocar uma cadeira com as rodas é muito mais fácil e rápido do que desmontá-las para guardar. Além disso, quando ela entra montada, sobra mais espaço embaixo e nas laterais para acomodar bagagem.
O comparativo pode ajudar a decidir, mas nada como um Test Drive nos veículos que tenha interesse. Não deixe de fazer!
Além das características importantes para PCD, ressaltei também itens de segurança como controle de estabilidade e tração, e conforto como piloto automático. Veja abaixo o vídeo do comparativo que fiz, e no link a seguir a tabela que elaborei. Caso identifique algum erro ou item que não é mais oferecido em determinado modelo, peço que me envie um email para blog.cadeirante@gmail.com. Alguns testes eu fiz há alguns meses, e nesse meio tempo alguns modelos perderam itens. Tentei atualizar com informações que encontrei na internet e ligando para as concessionárias, mas não consegui certeza sobre tudo. Enfim, espero que ajude quem está indeciso ou começou a pesquisar sobre os SUVs disponíveis no mercado.
Link para a planilha com o comparativo:


segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Mobility & Show Minas 2018

Entrada da feira. Fizeram questão de não deixar dúvida sobre a entrada...
Nos dias 23, 24 e 25 de novembro aconteceu no Minas Shopping, em Belo Horizonte, a Mobility & Show, feira de Exposição de Automóveis, Veículos e Adaptações, Equipamentos e Serviços para Pessoas com Deficiência e Familiares. Como a Reatech tem deixado de acontecer nos últimos anos, essa feira foi uma alegria para quem gosta de acompanhar as novidades em cadeiras, veículos e acessórios para pessoas com deficiência.
Cadeira de titânio e a diferentona Unilock, ambas da Smart
Não é a primeira vez que a feira vem a Minas, porém no passado ela aconteceu no Expominas, lugar bem mais adequado do que o escolhido para este ano, uma parte do estacionamento do Minas Shopping. Achei o lugar meio apertado, por várias vezes tive que desviar de outras cadeiras de rodas. E os stands das montadoras, então, só comportavam dois ou três cadeirantes por vez. Apesar disso, é muito bom ver que Minas Gerais ainda é interessante para acontecer este tipo de evento, nós somos um enorme mercado consumidor, ávido por novidades e temos muito o que acrescentar para estas empresas que buscam atender pessoas com deficiência. Nestas feiras podemos trocar ideia com lojas e fábricas, e também com outras pessoas nas mesmas condições. As palestras que ocorrem durante o evento são mais uma oportunidade de colocar em prática estas discussões.
Experimentei a cadeira de fibra de carbono Carbonmax, da italiana ProGeo
Na feira deste ano gostei de ver produtos de ponta como cadeiras de fibra de carbono e titânio, equipamentos voltados para cegos e surdos, e pessoas com mobilidade muito comprometida, como os teclados da Rede Mineira de Tecnologia Assistiva, que facilitam a utilização de equipamentos eletrônicos. Haviam também muitos veículos adaptados para transporte de pessoas com deficiência, três deles modelos Spin da Chevrolet com abertura e rampa na traseira, e um Ecosport que permite que o cadeirante entre por trás e dirija sem sair da própria cadeira. A limitação destes veículos é a altura do teto, que inviabiliza que pessoas mais altas os utilizem. Frisei isso com os expositores, que disseram buscar uma alternativa para resolver este problema. Vamos esperar.
Entre os veículos da feira havia até o híbrido Prius, da Toyota. O porta malas não ajuda muito...
Gostei muito de ver iniciativas voltadas para inclusão da criança com deficiência, como o balanço inclusivo, que permite ao cadeirante subir nele e se divertir com o ir e vir da estrutura. Aliás, a proposta do balanço não é atender somente a crianças, mas também às "crescidinhas" como eu! Devia ser incluído em parques públicos, fica a dica para governantes que queiram fazer de suas cidades mais inclusivas.
O balanço inclusivo, que permite ao cadeirante balançar, balançar... e se divertir!
O balanço geral do que vi foi positivo, senti falta de algumas lojas, marcas e produtos, mas como o espaço era limitado não poderia ser diferente - espero que seja somente este o limitador, pois importância, o evento teve. Confiram abaixo os vídeos que fiz sobre o evento, para terem um ideia do que foi este belo evento. Que venham mais!


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