quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Iveco desenvolve van acessível a motorista com deficiência

Conceito Daily Life permite que deficiente seja motorista profissional
Mais uma vez a Iveco inova e mostra responsabilidade social. Durante o 2º Iveco Bus Experience, realizado no dia 7 de novembro em Sete Lagoas, foi apresentada a Daily Life, conceito baseado na Daily Elevittá, que mostrei aqui no blog ano passado. A diferença é que neste modelo o assento que é projetado para fora do veículo e desce até o nível da calçada através de um mecanismo de correias e esteira para receber uma pessoa com mobilidade reduzida, e sobe pelo mesmo sistema, é o do motorista. Uma vez dentro da cabine, através de adaptações veiculares convencionais, é possível dirigir o veículo como qualquer outra pessoa. Ao fim do trajeto, basta acionar o mecanismo - tudo por conta própria - e descer até a calçada para voltar à cadeira de rodas, muleta ou acessório de auxílio à mobilidade. A única tarefa não autônoma é guardar e receber a cadeira de rodas. Durante a apresentação do conceito pelo gerente de marketing de produto Gustavo Serizawa, foi sugerida a instalação de um Chair Topper para guardar a cadeira do motorista em cima da van. Porém este mecanismo serve somente para cadeiras dobráveis. Uma sugestão mais abrangente seria o próprio motorista guardar a cadeira no banco do passageiro, assim como fazemos em veículos de passeio. A dificuldade seria a altura da van, mas se houver uma forma de levá-la junto pelo mesmo mecanismo, facilitaria. Enfim, como é um protótipo (e eles já estão pensando nisso) tenho certeza que no produto final haverá uma forma.
O embarque é confortável e seguro com o Elevittá
A Daily Life tem espaço para até 18 passageiros, e pode também ser equipada com um assento Elevittá na lateral, que permite levar até três pessoas com mobilidade reduzida, assim um motorista com deficiência pode transportar outras pessoas com deficiência! Desta forma, será muito mais fácil a comunicação e compreensão das necessidades dos passageiros. Acontece muito de motoristas de vans ou ônibus perderem a paciência ou serem indelicados com pessoas com deficiência por não compreender suas particularidades. Se até o motorista for deficiente, a integração e inclusão serão mais completas e genuínas! Em um setor tão carente de investimentos e produtos que promovam a inclusão, esta solução permite a inserção de cadeirantes no mercado de trabalho, também na função de condutores profissionais. Há muitas pessoas que trabalhavam como motoristas e sofreram um acidente que impossibilitou a continuidade na profissão, e há também os que têm interesse em investir no segmento e esbarravam na falta de acessibilidade.
Agora é possível que motoristas profissionais embarquem com conforto e segurança
O sistema Elevittá leva a outro patamar o embarque e desembarque de pessoas com deficiência. É fácil de operar, pois os controles são simples e intuitivos, é rápido, comparativamente aos elevadores tradicionais, é confortável, pois é feito na poltrona do veículo, e é seguro, pois em todo o processo a pessoa fica com o cinto de segurança afivelado. Não há trancos fortes nem aqueles movimentos bruscos que tanto assustam quem usa elevadores de cadeiras de rodas tradicionais. A transferência da cadeira de rodas para a poltrona é rápida e segura, já que é possível encostar a cadeira nela e encontrar o melhor ângulo para jogar o corpo sem muito esforço. Uma vez na poltrona, basta descer o apoio de braço, colocar o cinto de segurança e acionar o comando para ser levado para cima suavemente. Ele vai primeiro para cima, até o nível do assoalho do veículo, depois para trás, até encaixar no lugar certo. Aí é só girar a poltrona e você está pronto para dirigir! Aponto apenas um defeito: o Elevittá estava sem a plataforma de apoio dos pés, o que deixou as pernas soltas na subida e no giro. Informei e disseram que será acrescentada na versão final. Fora isto, em todo o processo encontrei algumas dificuldades específicas da minha estatura: tive que abaixar a cabeça um pouco para passar pela porta, precisei puxar a perna por baixo do volante e posicionar a outra na diagonal para caber. Porém, tenho 1,95 metro, e mesmo assim eu coube. Poucos centímetros a menos e já não haverá estes problemas.
Dirigindo a Daily Life na pista de teste da Iveco. Alguém precisando de motorista aí?
Após testar o embarque e desembarque na apresentação oficial do produto, seguimos para a fábrica da Iveco, no complexo da CNH Industrial. Lá houveram algumas solenidades e fomos convidados a conhecer a linha de produção dos veículos e detalhes da fábrica. Logo em seguida fomos para a pista de testes da Iveco, única da América Latina destinada a veículos de grande porte. Havia stands de parceiros da Iveco e vários veículos para test drive. O único que me interessava - e que eu poderia efetivamente dirigir - era o Daily Life. Eu já havia dirigido micro-ônibus na Reatech em São Paulo, mas tive que ser carregado até a direção. Entrei novamente pela poltrona do motorista e me posicionei. O veículo estava adaptado com acelerador de aro por cima do volante, freio mecânico por alavanca embaixo do volante, e câmbio manual adaptado com embreagem automatizada. Aí realmente poderia ser melhor, a embreagem automatizada, que é acionada por um botão em cima da alavanca, não é o ideal. Com o acelerador de aro fica um pouco melhor, já que é possível manter uma mão sempre no volante, mas a operação de caixa manual é sempre mais trabalhosa para quem precisa usar as mãos para acelerar, frear, virar o volante e ainda operar seta, luzes e outras funções do veículo.
O controle é simples de operar e tem cabo extensor
Sobre o custo, o gerente Gustavo Serizawa estima que o projeto Life deve começar em valores que representem de 10%, 20% ou até 30% do valor de uma Daily Elevittá, que hoje custa em média algo em torno de R$ 160 mil a R$ 170 mil. Ele aproveita para informar que atualmente, 20% da produção da van Daily é na versão Elevittá, a maioria para o mercado interno. Fica aqui meus parabéns às equipes que desenvolveram o produto e montaram o evento de lançamento. Iniciativas como esta devem ser comemoradas e divulgadas, não conheço nenhuma outra empresa tão engajada com a inclusão e acessibilidade como a Iveco. Que venham novos produtos!!
Vejam a avaliação em vídeo:

Vejam a seguir outras matérias sobre produtos para inclusão da Iveco:
http://www.blogdocadeirante.com.br/2016/08/iveco-daily-elevitta.html
http://www.blogdocadeirante.com.br/2017/04/iveco-soulclass-o-1-micro-onibus.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...