quarta-feira, 26 de abril de 2017

Iveco Soulclass - o 1º Micro Ônibus inclusivo do Brasil

Ao invés do cadeirante ir até a poltrona, a poltrona vem até o cadeirante!
Se você é uma pessoa com mobilidade reduzida e já andou de ônibus de viagem, provavelmente também se revoltou com o fato de a maioria deles ostentar o símbolo da acessibilidade na lataria. Principalmente se você foi carregado por aquelas escadas estreitas, sem a menor segurança e muito menos conforto. Eu me sentia um saco de batatas, e já fui derrubado uma vez. Felizmente não machuquei as batatinhas...
O belo design da carroceria ficou a cargo da Caio Induscar
Há alguns anos recebi e-mail de uma empresa de turismo de São Paulo, a Sunflower, que dizia ter o único ônibus de turismo adaptado do Brasil. Pegaram uma carroceria comum e instalaram um elevador na lateral, embutido no porta malas, que leva o cadeirante até dentro do ônibus. Vejam a postagem que fiz clicando aqui. Realmente, foi uma solução interessante, porém o cadeirante viaja na própria cadeira, como nos ônibus urbanos. Agora a Iveco lançou o SoulClass, que é o primeiro micro-ônibus realmente inclusivo do país. A solução para embarque do cadeirante foi obtida por meio do Dispositivo de Poltrona Móvel (DPM), da marca Elevittá, que leva a poltrona até a calçada, o cadeirante transfere, e a poltrona volta para dentro do ônibus, junto com as outras poltronas.
No interior não dá para diferenciar a poltrona adaptada das outras.
O projeto do SoulClass se enquadra nas regras da portaria 269 do Inmetro, que entrará em vigor em julho, e exige dos novos ônibus do segmento rodoviário equipamentos para embarque e desembarque de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, disponibilizados também para outras versões, como os escolares. A versão executiva acomoda 24 passageiros, incluindo até dois cadeirantes, mais o condutor. 
O porta malas traseiro foi pensado para caber duas cadeiras ou mais, de modelos diferentes
E a mesma quantidade de passageiros podem ser acomodados na versão escolar. Isto é uma excelente notícia para alunos cadeirantes, que correm risco todos os dias embarcando carregados pelas escadas de ônibus precários. Aguardamos ansiosamente que esta solução chegue a ônibus maiores e permitam embarque digno nas viagens intermunicipais. Se houvesse pelo menos uma unidade destas operando na linha que vai de Belo Horizonte ao Aeroporto de Confins, eu não gastaria tanto com estacionamento no aeroporto. Passou da hora de surgirem ônibus acessíveis de verdade no Brasil. Parabéns à Iveco por mais esta iniciativa inclusiva e acessível! Vejam abaixo o vídeo que fiz do lançamento do Soulclass em São Paulo. E clique neste link para ler uma matéria sobre ele em que eu participei.

segunda-feira, 17 de abril de 2017

Encosto Ottobock Baxx

Este encosto dá muita estabilidade e segurança ao tronco
Você já sentiu meio instável em sua cadeira? Já sentiu que falta alguma coisa para apoiar seu tronco? Quem nunca, não é mesmo? Os encostos das cadeiras de rodas comuns não oferecem muito apoio lateral para o tronco - na verdade, acho que não dá para considerar a curvatura do encosto como apoio para o tronco. Por este motivo, é comum cadeirantes com comprometimento alto, uma lesão acima de T5 por exemplo, passarem por algum episódio de desequilíbrio na cadeira, levando altos sustos. Comigo, que tenho lesão em T2, já aconteceram alguns "quase" tombos no início da lesão, quando não tinha nenhum controle de tronco. Era só escorregar a mão do aro de impulsão que o corpo todo caia para o lado. Só não virava um tombo porque tenho os braços longos, e conseguia me apoiar no chão. Com o tempo, adquiri bastante força no tronco, mas ainda assim acontecem alguns desequilíbrios.
Vista do encosto Baxx por trás. Muito robusto, porém muito leve.
Quem não tem esta força, ou tem lesão mais alta, passa muitos perrengues devido à falta de apoio lateral. O encosto Baxx, da alemã Ottobock, tem abas nas laterais que podem ser ajustadas em qualquer nível de altura, individualmente. Isto é bom porque geralmente temos diferentes nível de força em cada lado do corpo - e muitas vezes há uma certa tendência de cair mais para um lado do que para o outro. Dá para deixar um lado mais baixo e outro mais alto, e esta foi a preferência do Mateus, atleta de tênis de mesa e proprietário da cadeira mostrada neste post.
Detalhe da trava que permite abrir a aba para facilitar a transferência
As abas são confortáveis, pois são acolchoadas como o resto do encosto. E para facilitar a entrada, elas são rebatíveis. Basta apertar um botão vermelho que fica na lateral do encosto e ela abre completamente, possibilitando transferir normalmente para a cadeira. Aí é só voltar a aba para a posição normal que ela trava automaticamente. Muito prático. Se você se interessou pelo encosto Baxx, envie um e-mail para blog.cadeirante@gmail.com, que tenho contato direto com a Ottobock e consigo encomendar para ser entregue em qualquer lugar do país! Vejam abaixo o vídeo que fiz na Technocare demonstrando o encosto com auxílio do Mateus.

segunda-feira, 10 de abril de 2017

Cadeira de Rodas Smart Exo

Finalmente uma cadeira monobloco com preço razoável
As vantagens da cadeira monobloco sobre a dobrável são indiscutíveis. Mais leve, mais ágil no dia a dia e em lugares estreitos, mais fácil de guardar sozinho no carro. Claro que também há desvantagens, ela não apoia tanto o corpo e alguns dizem que é menos confortável. Mas até isto tem mudado, com os opcionais que existem para uma monobloco é possível ter tanto conforto quanto em uma dobrável. Tanto que o avanço deste modelo sobre a dobrável é nítido, a cada dia mais cadeirantes estão optando pela cadeira monobloco. 
Barra inferior reforça rigidez e estrutura do quadro
Outra desvantagem que sempre foi apontada das cadeiras monobloco foi o preço elevado. Historicamente, cadeiras monobloco são bem mais caras que cadeiras dobráveis, por isso muitos cadeirantes, inclusive eu, começam com uma cadeira dobrável, e depois que pegam confiança e juntam algum dinheiro, trocam pela monobloco. E nunca mais voltam à dobrável.
Outra vantagem do modelo monobloco é o visual limpo
Com a evolução da tecnologia, e com a preferência cada vez maior pelas cadeiras monobloco, era de se esperar que seu preço caísse, devido à economia de escala. Demorou, mas finalmente tem surgido modelos abaixo de dois mil e quinhentos reais. É o caso do modelo Exo, da fabricante Smart. É uma cadeira monobloco feita em alumínio T-6, muito resistente e leve, Seu quadro sem as rodas e almofada, pesa apenas 8,5 kg (informações do fabricante). O assento e o encosto são em nylon, o que ajuda na redução do peso. Minha cadeira, um TiLite ZR, tem encosto e assento também em nylon, e não sinto diferença para os rígidos. Na verdade, vejo é vantagem em usar encosto maleável, dá para regular e deixar mais confortável.
Protetor de roupa com apoio superior facilita elevação e vestir roupa
A Cadeira Exo da Smart tem garantia de 5 anos no quadro e seis meses nas peças. Aguenta até 100 kg e tem muitos opcionais, que podem deixar ela do jeito que o usuário quer. Eu gostei particularmente do protetor de roupa, que tem apoio na parte superior - no modelo que está na Technocare à venda, e está em promoção. Quem não conhece ou está querendo mudar para uma cadeira monobloco, vale a pena dar uma passada lá, a loja fica na rua Piauí, 69, loja 3. Ou na loja virtual, clique neste link e conheça a Smart Exo.
Vejam abaixo avaliação que fiz da cadeira Smart Exo.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...