Agora está regulamentado, podemos pegar a estrada |
Porém, após muitas batalhas, em 2011, o Juíz Federal de São Paulo, Danilo Almasi Vieira Santos, concedeu o direito a qualquer deficiente de exercer a profissão, afinal, de acordo com a nossa constituição vigente, toda pessoa com deficiência física tem igualdade de tratamento, inclusive, o direito ao trabalho. Muitas pessoas não sabiam dessa possibilidade e podem, junto ao Detran, renovar a carteira de habilitação para exercer a profissão. Porém, o que ainda vemos é muita dificuldade e certo preconceito com relação ao trabalhador deficiente físico.
Ônibus e caminhões adaptados já rodam por aí |
A segunda questão é o preconceito. Talvez, os autônomos, donos de seus próprios veículos e negócios não sofram tanto, porém, o motorista que possui alguma deficiência física e que depende da contratação via CLT encontra muita dificuldade para ser contratado. Muitas empresas não possuem em suas frotas os veículos adaptados (e também não estão dispostas a adaptar), porém, há empresas que possuem políticas de integração e que permitem o acesso do deficiente físico ao trabalho como motorista. O desafio é encontrá-las.
O mais importante é não desistir do trabalho. Sabemos o quanto a vida fica mais difícil quando há uma dificuldade, porém, ao desistirmos de lutar por mudanças, acabamos nos entregando a situações que tornam a vida ainda mais complexa. Não deixe se abater pelas dificuldades e encare de peito aberto os desafios da vida. Sim, é possível ser motorista mesmo com alguma deficiência e, se você tem esse desejo, não deixe de realiza-lo.
onde e qual auto escola devo procurar para fazer a mudança de categoria? ete agora so falamos de leiz mas nao foi apresentado uma pessoa com deficiencia que consequiu fazer a mudança.estou enfrentando serias dificuldades pois todas as auto escolas dizem a mesma coisa ¨Que deficiente fisico nao pode ter categoria proficional
ResponderExcluirva na ulto escolas java rote pequise no googre
ExcluirHoje com um uso mais frequente do câmbio automático e piso baixo em ônibus urbanos, não ficaria tão difícil fazer a adaptação para que um paraplégico pudesse conduzir. Talvez algum incentivo fiscal para empresas que contratassem motoristas com deficiência ajudasse a quebrar esse tabu.
ResponderExcluirEu tenho a categoria B queira add a categoria A,sendo q sou amputado da perna direita acima do joelho eu posso ?
ResponderExcluirAcredito que sim. Vá denatra e se informa. Eu tenho A B .renovo cada 5 anos em Porto alegre. Tenho meu caro adaptado . Mas a moto ainda não quis adapta. Tem que ter uma roda lateral e freios traseiro no guidao. Também tenho a perna direita amputada. .
ExcluirEu tenho a categoria B queira add a categoria A,sendo q sou amputado da perna direita acima do joelho eu posso ?
ResponderExcluirPode. O veículo, todavia, deve ser adaptado. Lembrando que a categoria A também inclui a condução de triciclo, nos termos do art. 143, inciso I, do Código de Trânsito Brasileiro - CTB.
Excluireu sou deficiente,mais com trocar um pneu dianteiro do caminhao em lugar que nao tem borracheiro,no caso nunha BR: desenta.como vai subi na carroceria do caminhao,como vai amarra a carga,como vai fazer manunteçao, regular freios,lubrificao,subi e dece,da cabina,Eu trabalhava em caminhao tarque,como carrega na plataforma da petrobras,os bico de carregamento sao pesados e para descarrega tem coloca mangueiras pesadas,uso bengala sera que as emprasas vao mim contrata? espero respostas.
ResponderExcluirIrmão pra subir tem projEto só um pouco caro pneu nem os a os andantes troca hj em dia n regula freio e é só trabalhar com baú irmão a única dificuldade que até agora n vi solução é engatsr as mangueiras que do resto tem jeito sim só falta dinheiro
ExcluirTa certo podemos , mais e as oportunidades q nao temos, é muito preconceito! Tenho a minha , meu sonho é trabalhar com caminhao mais tem muitas dificuldades
ResponderExcluirTenho A B para carro e moto adaptado. Dirijo meu carro corolla automático 8 anos . Moto não quis compra e adaptar. Meu sonho desde pequeno é trabalhar em uma empresa de ónibus! Mas depois de perder minha perna direita só consigo dirigir meu carro. Trabalho de porteiro , uso uma prótese direita. Mas meu sonho é poder no futuro próximo uma chance de mudar a categoria para D profissional e trabalhar em um ónibus automático. Meu carro Dirijo com o pé esquerdo ,sendo automático fica fácil acostumar . Quem sabe um dia realizo meu sonho. Para Deus nada é impossível.
ResponderExcluirBoa noite sou Alex tenho 29 anos as 3 anos sofri um acidente e tive minha perna esquerda amputada acima do joelho sou motorista profissional minha CNH e categoria E logo que sai do hospital fui atrás de colocar a observação na minha CNH nenhuma auto escola de campinas me falou q não poderia continua com minha CNH teria q rebaixar fiquei bem desanimado mais fui atrás de mais informações e descobri q poderia sim manter minha CNH fui direto no Detran com a lei Impresa e provei pra eles q poderia fazer o exame depois de muito transtorno me deram a liberação pra fazer exame médico onde tb tive q prova para o médico da banca especial q existia a lei q me permitia manter minha CNH depois de muito conversa e o médico procurar saber melhor da lei diz o exame onde fui aprovado e o médico fez o pedido o exame prático ai começou outro problema fazer o exame em um veículo adaptado o veículo ate consegui resolver fácil pois o caminhão é meu e
ResponderExcluireu montei a adaptação passei a embreagem pra manual e tb tinha opção de fazer com um caminhão automático mesmo assim não consegui fazer o exame colocaram um monte de impesilio e ate hj não consegui fazer o exame fui encaminhado pra São Paulo e nada agora com já faz três anos vou ter q refazer todos exames novamente tem a lei mas a burocracias no Brasil e falta de conhecimento de funcionarios do Detran e tb a má vontade impede q a gente volte a trabalha depois vem um bando de gente falar de inclusão isso e aquilo não vi ate hj isso órgãos públicos como Detran não ter profissionais q conheça uma lei isso pra mim é uma falta de respeito eu hj poderia tá trabalhando com o caminhão só não estou por culpa do Detran q não faz nada pelos deficiente a única coisa q eles querem é rebaixar a CNH de um profissional Após meu acidente eu voltei trabalha com o caminhão adaptado mais minha CNH venceu e agora estou sem carta mas não vou parar vou refazer os exames q se não liberarem meu exame prático vou entrar com uma ação contra o Detran a lei existi e nos deficiente temos direito de exercer nossa profisaõ
Olá meu nome é Luiz Fernandes Miguel filhos sou motorista carretero e já trabalho como motorista profissional a 27 este ano fui revalidar minha CNH e tive que ir para banca . O MÉDICO da da banca de bebedouro. S.p disse que eu poderia continuar com a CNH E MAIS TERIA QUE FAZER AVALIAÇÃO COM O VEÍCULO .ATENÇÃO O CAMINHÃO TEM QUE TER CABIO AUTOMÁTICO E VOLANTE IDRALICO BEM A DETRAN NÃO TEM ESTE VEÍCULO PARA UM PROFISSIONAL FAZER O TESTE...PORÉM MEU PATRÃO LIBEROU O CAMINHÃO QUE EU JA TRABALHO PARA QUE O PROVA REALIZAVA . TRABALHO COM UM FH 540 2021 NOVO QUE NÃO TEM QUE ADAPTAR NADA TEM TUDO QUE PRECISA . MESMOS ASSIM A DETRAN NÃO ACEITA FOI PARA SAO PAULO para ser avaliado a situação e até agora nada já vui mandado embora do meu trabalho porque sem CNH não posso trabalhar entrei com Adivogado estou esperando resposta e já gastei muito dinheiro até agora e estou Prado esperando .
ResponderExcluirSou cadeirante a 12 anos tinha categoria CNH D camioneiro foi tirada hoge minha CNH e B.
ExcluirOtitiocarretero me seguir na redes sociais para mais informações
ResponderExcluir