domingo, 17 de agosto de 2014

Deficiente pode ser motorista profissional

Agora está regulamentado, podemos pegar a estrada
Em 1998, o Cotran, que é um órgão ligado ao Ministério das Cidades, e responsável pela regulamentação do trânsito no Brasil, proibiu a atuação do deficiente físico como motorista profissional, seja dirigindo caminhões, ônibus, vans escolares ou qualquer outro veículo que exigia a habilitação das categorias C, D ou E.
Porém, após muitas batalhas, em 2011, o Juíz Federal de São Paulo, Danilo Almasi Vieira Santos, concedeu o direito a qualquer deficiente de exercer a profissão, afinal, de acordo com a nossa constituição vigente, toda pessoa com deficiência física tem igualdade de tratamento, inclusive, o direito ao trabalho. Muitas pessoas não sabiam dessa possibilidade e podem, junto ao Detran, renovar a carteira de habilitação para exercer a profissão. Porém, o que ainda vemos é muita dificuldade e certo preconceito com relação ao trabalhador deficiente físico.
Ônibus e caminhões adaptados já rodam por aí
Primeiro, vamos falar das dificuldades. Para encontrar um caminhão que seja adaptado para as necessidades individuais – afinal, cada deficiente tem sua particularidade – é uma tarefa quase impossível. O mais fácil é bancar essa adaptação para evitar as demoras na fabricação de um veículo como esse. Os desafios para encontrar as melhores formas para adaptar apeças para caminhão e toda a mobilidade necessária é um grande desafio, porém, não pode ser encarado como algo insuperável, pelo contrário, é possível e deve ser enfrentado. O grande diferencial é não desistir até que o veículo esteja de acordo para que a profissão de motorista seja desempenhada da melhor forma.
A segunda questão é o preconceito. Talvez, os autônomos, donos de seus próprios veículos e negócios não sofram tanto, porém, o motorista que possui alguma deficiência física e que depende da contratação via CLT encontra muita dificuldade para ser contratado. Muitas empresas não possuem em suas frotas os veículos adaptados (e também não estão dispostas a adaptar), porém, há empresas que possuem políticas de integração e que permitem o acesso do deficiente físico ao trabalho como motorista. O desafio é encontrá-las.
O mais importante é não desistir do trabalho. Sabemos o quanto a vida fica mais difícil quando há uma dificuldade, porém, ao desistirmos de lutar por mudanças, acabamos nos entregando a situações que tornam a vida ainda mais complexa. Não deixe se abater pelas dificuldades e encare de peito aberto os desafios da vida. Sim, é possível ser motorista mesmo com alguma deficiência e, se você tem esse desejo, não deixe de realiza-lo.

sábado, 16 de agosto de 2014

Drive Thru: comodidade para cadeirantes

É só entrar, pedir, pagar e pegar
Você não odeia quando precisa comprar alguma coisa pequena, como um remédio ou um sorvete, e precisa sair de carro, aí desmonta cadeira, guarda no carro, chega ao destino e ainda precisa procurar vaga para estacionar, depois tira a cadeira, monta novamente, roda até o lugar e finalmente compra o que quer? O fato é que para nós cadeirantes pouca coisa é simples de fazer, mas hoje em dia há alternativas para nos poupar este trabalho. Uma delas é o disk entrega, e outra é o Drive Thru, que nos possibilita resolver pequenos pepinos sem sair do carro. 
O primeiro Drive Thru que me vem na mente é o do Mc Donald's, que existe há muito tempo. Você entra de carro, faz seu pedido em uma cabine e na próxima janelinha recebe seu rango bem embalado e ainda recebe o suco ou refri em um porta copos, o que facilita para quem não tem isso no carro. Outro que surgiu há alguns anos aqui em BH foi o da Drogaria Araújo, e é muito útil para quem compra remédios com frequência e não pode ficar sem. Já aconteceu comigo mais de uma vez precisar com urgência de algum remédio, e contei com a facilidade da Araújo Drive Thru, que, além disso, algumas ainda são 24 horas!
É uma mão na roda Drive Thru em farmácia
Muitas vezes eu nem levo a cadeira de rodas quando vou comprar alguma coisa e sei que tem Drive Thru, deixo na garagem mesmo, saio de carro, resolvo e volto. Mas nem todo Drive Thru é bom. Pra mim, o pior de BH é o do Habib's do Gutierrez, esses dias esperei longos 20 minutos para me entregarem o lanche, e ainda precisei desviar de montes de material de construção, estão reformando lá.
Há uma outra alternativa aos disks e drives, que uso muito: ligo para o lugar, explico que sou cadeirante e peço para levarem o produto no carro. Faço isso todo mês quando vou comprar material médico na Saúde Vida (tel. 3222-3295), ligo antes, eles separam o material e assim que eu chego em frente à loja, eles descem com o pedido e eu pago ali mesmo. É uma alternativa interessante para quem mora no interior e não tem a estrutura da cidade grande.
Em Brasília a coisa está ainda mais evoluída, já existe Drive Thru até de padaria, o que seria uma mão na roda para quem sai de manhã e precisa tomar café no caminho para o trabalho.
http://globotv.globo.com/rede-globo/bom-dia-brasil/t/edicoes/v/padaria-investe-em-drive-through-no-df/3550081/
Abaixo alguns endereços de Drive Thrus em BH.
MC Donald's:
- Rua Matias Cardoso, 26 - Santo Agostinho
- Av. Afonso Pena, 3960 - Cruzeiro
- Av. Antônio Carlos, 4269 - São Francisco
- Av. Cristiano Machado, 1901 - Cidade Nova 
- Av. Prudente de Morais, 1150 - Luxemburgo
-  Ah. Engenheiro Carlos Goulart, 21- Buritis 
Habib's:
- Rua André Cavalcanti, 211 - Gutierrez 
- Av. Cristiano Machado, 2450 - Cidade Nova
- Av. Vilarinho, 945 - Venda Nova
Drogaria Araújo:
- Av. Raja Gabaglia, 4427 -  Santa Lúcia
- Rua André Cavalcanti, 222 - Gutierrez (24 hs) 
- Av. Cristiano Machado, 1911 - Cidade Nova (24 hs)  
E você, conhece mais algum Drive Thru em BH ou na sua cidade para compartilhar conosco? Deixe nos comentários! 

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...