quarta-feira, 30 de julho de 2014

Cidades da Europa com fácil acesso aos cadeirantes

Acessibilidade ao metro de Paris
Não é de hoje que o acesso aos cadeirantes é um desafio constante, mas não pense que não é possível fazer boas viagens pelo mundo com ajuda de lugares que oferecem um acesso facilitado. Para isso, você pode conhecer algumas cidades da Europa que oferecem uma estrutura razoável para receber os cadeirantes do mundo inteiro e aproveitar para fazer sua viagem.
Para começar, vale dizer que as estações de trem da Europa possuem instalações próprias para deficientes físicos com indicações de banheiros adaptados, elevadores, rampas e telefones, junto também de um equipamento especial para embarcar no trem.
Então com tanta facilidade para se locomover, que tal viajar por alguns locais e conhecer novos lugares?
Paris - França
Quase todas as ruas da cidade possuem rampa para acesso fácil de cadeira de rodas, sendo que algumas são menores e outras um pouco maiores, mas de simples utilização. Você pode achar guias na internet específicos para cadeirantes.
Berlim – Alemanha
Berlim ganhou em 2013 o prêmio ‘Cidade Acessível’, dado pela Comissão Europeia e pelo Fórum Europeu da Deficiência. Grande parte de suas estações de metrô são adaptadas para cadeirantes e seus monumentos históricos também possuem acesso facilidade.
Barcelona – Espanha
Depois de 1992, quando sediou os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, a cidade começou a ser referência em destinos com fácil acessibilidade, como espaços culturais, bares e restaurantes diversos. Ainda há a possibilidade de fazer um city tour em ônibus de dois andares totalmente adaptados para cadeirantes e os aeroportos possuem serviços voltados somente para este público, entitulado ‘Sin Barreras’.
Amsterdã – Holanda
Há diversos locais que você pode visitar em Amsterdã sem ter problemas em se locomover com a cadeira de rodas. Um deles é o Museu do Van Gogh, uma das principais atrações da cidade. Trata-se de um prédio moderno que oferece acesso fácil para os cadeirantes e possui até cadeiras disponíveis gratuitamente, caso não queira levar a sua. Há elevadores em todos os andares.
Outro museu que pode visitar é o Rijksmuseum, bem ao lado do Van Gogh (assim já aproveita que está por perto e faz um passeio duplo). Possui uma ótima coleção de arte e, mesmo sendo um prédio mais antigo que está passando por reformas, oferece acessibilidade por elevadores e também disponibiliza cadeiras de rodas no local.
Na Europa até as viagens de trem entre países são acessíveis
Para curtir um pouco a natureza e o ar livre você pode ir ainda no parque Vondelpark, que conta com acessibilidade simples para que possa andar tranquilamente com sua cadeira de rodas.
Já nas ruas de Amsterdã vale pegar algumas dicas antes de ir passear porque há locais antigos que são difíceis até mesmo para caminhar a pé.
Mesmo diante das facilidades que algumas cidades e países europeus possuem para receber cadeirantes, vale a pena lembrar de que é importante cumprir todos os passos para garantir uma viagem confortável desde o momento em que for reservar sua passagem de avião e contratar seu seguro viagem. Assim você fica seguro e pode aproveitar ao máximo cada momento nestes lugares.
E você, já visitou alguma cidade na Europa com acesso fácil para cadeirantes? Compartilhe sua experiência!
* este post é uma cortesia da Juliana Amaral, que mora em Portugal e vem compartilhar um pouco da sua experiência. 

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Seguro de carros adaptados

Que os deficientes físicos têm direito a comprar carros adaptados com desconto todos já sabem, mas e na hora de contratar um seguro para este tipo de veículo? Será que o desconto persiste? O que muda? Tire suas dúvidas sobre o assunto e proteja seu carro.
A seguradora Phoenix foi a responsável pelo lançamento do primeiro seguro de carro para deficientes físicos no Brasil, em março de 2002. Foi desde então que as demais seguradoras viram a importância deste serviço para este público e começaram a investir em coberturas especiais e diferenciais para o segmento.
Porém, por não ser um assunto muito divulgado, sempre restam dúvidas quando é preciso contratar um seguro auto para deficientes, já que é preciso proteger seu carro sempre e com a violência atual não se pode ficar exposto a muitos riscos e garantir a segurança do seu carro é fundamental.
Por isso, vale a pena conhecer um pouco mais sobre o seguro para carros adaptados.
Como funciona um seguro para carros adaptados
O seguro auto para deficientes físicos possui alguns diferenciais em relação ao seguro convencional, ou seja, de um carro que não seja adaptado. Isso representa uma vantagem para este público. 
No geral, já há um desconto na hora da contratação em relação aos carros que não são adaptados, visto que se leva em conta o valor do veículo na hora de calcular o preço do seguro e carros com adaptação para deficientes possuem descontos de impostos na hora compra. Mas, além disso, há pontos importantes que deve saber quando for contratar o seu. Veja como funciona:
Preenchimento de dados para contratação do seguro: é imprescindível informar que está contratando o seguro para um carro adaptado. Em alguns casos, somente esta informação já é o suficiente para ter o seguro, mas algumas empresas também pedem um laudo médico. Informe-se com seu corretor no momento de fazer a cotação.
Cobertura para equipamentos extras: se o seu carro tiver equipamentos extras também poderá contar com uma cobertura diferente, porém isso deve ser informado no momento de fazer a cotação. Veja sempre que tipos de equipamentos cada empresa pode cobrir, pois variar conforme a cobertura já oferecida.
Indenização no caso de perda total: quando alguém contrata um seguro para carros não adaptados e precisa receber uma indenização de perda total, vai ter o valor integral do veículo, de acordo com a tabela FIPE. Porém, quando se faz um seguro para carros adaptados, você recebe o valor da tabela FIPE menos os descontos de ICMS e IPI que teve quando comprou seu carro.
Como você só pode ter direito a este desconto de dois em dois anos e, caso aconteça uma perda total no seu veículo, vai receber somente uma parte do valor do carro e não poderá comprar outro adaptado até estar dentro do prazo, a contratação de coberturas extras, que garantem 105% ou até 110% de indenização da tabela FIPE vai ajudar neste momento, já que receberá um valor maior para o caso de ter que comprar um veículo adaptado novo que não terá desconto. É importante ver todas as possibilidades com sua seguradora.
Como contratar um seguro de carro para deficientes físicos
Para fazer a contratação do seguro auto para carros adaptados é preciso antes entrar em contato com as principais seguradoras do mercado e verificar a existência desta cobertura especial.
Infelizmente, ainda nem todas as empresas do ramo oferecem este tipo de serviço – ou algumas até prestam, mas não oferecem diferenciais – então a melhor forma de garantir uma boa cobertura com um bom preço é pesquisar.
Para se ter uma ideia, a Porto Seguro oferece um seguro voltado às pessoas portadoras de deficiência física com benefícios como descontos na adaptação do carro e até carro reserva adaptado por até sete dias em casos de sinistros.
Já a Seguradora Allianz possui o Seguro Auto Especial, sendo o único do mercado a dar indenização 100% da tabela FIPE, sem deduzir os impostos. Possui ainda serviços extras como táxi para buscar o veículo na oficina, carro reserva com direção hidráulica e câmbio automático e parcerias com empresas que prestam serviços a deficientes.
Você pode pedir ajuda para um corretor ou até mesmo contar com a ajuda de sites do segmento que facilitam a cotação de seguros e poderão te informar quais as melhores opções para fazer seu seguro para carros adaptados.
Uma coisa é certa: vale a pena garantir esta proteção para dirigir com mais tranquilidade sempre!

segunda-feira, 14 de julho de 2014

O carro projetado especialmente para deficientes está de volta!

A empresa Vehicle Production Group teve uma ideia bem interessante: construir uma van pensando exclusivamente nas pessoas com deficiência, em vez de um adaptado pra acomodar uma cadeira de rodas. infelizmente, no final do ano passado, a VPG faliu. Mas agora ela voltou com força total!

A produção da van MV-1 foi reativada e dessa vez a operação está nas mãos da AM General, que é famosa pela produção do Humvee, um veículo militar multifuncional.
Originalmente, o projeto da VPG tinha como objetivo produzir 900 empregos e 22.000 unidades da van anualmente. Outro ponto importante era a emissão de dióxido de carbono na produção, que estava dentro dos limites aceitados pelo Departamento de Energia - mas não cumpriu essa meta e a operação foi interrompida.

O MV-1 já montado era conversível (aceitava gasolina ou gás natural) e vinha equipado com uma rampa elétrica para cadeira de rodas. As poucas unidades produzidas foram transformadas em táxis e vendidas para algumas pessoas e, apesar dos problemas que interromperam a produção, o MV-1 se tornou muito popular entre os carros para deficientes.

E vai continuar sendo popular, pois ele está de volta! A AM General tem planos de produzir 5.600 unidades do MV-1 esse ano e o preço deles será de 50 mil a 60 mil dólares, dependendo do modelo.

Tomara que dessa vez tudo dê certo e inspire nossos produtores nacionais pois o mercado brasileiro tem muito espaço pra carros como o MV-1. Quando for comprar carros especiais, já sabe: escolha o MV-1!