Acredito que todo cadeirante que usa cadeira manual já ouviu aquela perguntinha "porque você não compra uma cadeira elétrica?" Em primeiro lugar, eu respondo, porque não quero morrer. Cadeira elétrica é utilizada em alguns estados americanos para cumprir pena de morte e, literalmente, fritar o indivíduo. Cadeira motorizada é o correto a se dizer. Depois da brincadeira constrangedora a pessoa insiste: "então, porque você não compra uma cadeira motorizada? É muito cara?" Bem, explico eu, hoje em dia as boas cadeiras manuais do mercado custam tanto quanto ou mais do que uma cadeira motorizada, portanto não é pelo preço, mas porque não é recomendado para mim. Apesar do Sarah me considerar tetra, eu sou um paraplégico alto com bom controle de tronco, e portanto tenho força nos braços, e se comprar uma motorizada, vou engordar como uma baleia, pois o único exercício que se faz ali é com os dedos. Pelo menos eles ainda terão força para outras atividades...
Mas convenhamos que tem hora que faz falta a cadeira motorizada. Ainda mais para quem mora no meio da montanha, como nós mineiros. Aqui em BH tem determinados morros impossíveis de subir tocando uma cadeira de rodas. E tem alguns que só são possíveis se o cara for a 0,1 km/h, e então consegue chegar lá em cima depois de muito esforço e muito tempo. É nesse momento que sente falta de um empurrãozinho. Desde que me entendo por cadeirante, ficava viajando na possibilidade de inventarem um motor elétrico pequeno para encaixar na cadeira manual e dar aquela forcinha extra em algumas montanhas da vida.
Smart Drive, a ajudinha que faltava!
E não é que vi muitas opções assim na Reatech? Na verdade, três opções. A mais interessante, e com melhor custo benefício, foi o Smartdrive. Esse acessório se encaixa no eixo traseiro de qualquer modelo de cadeira de rodas (que tenha esse eixo), a bateria entra sob o banco e é só tocar a cadeira que ele empurra o cadeirante morro acima, ou no plano mesmo. E ao frear a cadeira segurando nos aros, ele para. Assim que volta a tocar, ele volta a funcionar.
Bateria e comando do Smartdrive
O aparelho é leve, pesa apenas cinco quilos, e tem uma bateria que se encaixa facilmente sob o assento que pesa somente 3,7 kg. Fabricado pela Max Mobility, é vendido pela Mobility Brasil por 15 mil reais - preço na Reatech. Vejam o vídeo demonstrativo abaixo.
Outro motor elétrico estava disponível no stand da Cavenaghi, e na verdade são dois, um em cada roda, mas que operam em conjunto, chamadas rodas E-motion.
Rodas E-motion, motores independentes
Elas tem um controle remoto para fazer alguns ajustes, da potência e a força aplicada nas rodas, e basta tocar uma vez para que elas comecem a funcionar. Interessante que, como são dois motores, se o cadeirante toca um lado só, ele gira, conforme podem ver na demonstração abaixo. Só achei meio caro, quase vinte mil reais! Preço da feira...
A última opção que vi neste sentido não estava na feira, mas no catálogo da Performance, que faz elevadores e a cadeira Observer, que já citei aqui. O nome do equipamento é Solo, e é similar ao E-motion, são dois motores integrados ao centro das rodas, com um controle tipo joystick e baterias embutidas embaixo. Parecido com o concorrente até no preço: quase vinte mil. Tem que precisar muito de um motorzinho mesmo...
Perfeito! Em comparação com alguns do seguimento que vc colocou aqui no blog eu considerei o Smart Drive o melhor! Só uma dúvida, e a duração da bateria, quanto tempo mais ou menos, vc sabe?
Perfeito! Em comparação com alguns do seguimento que vc colocou aqui no blog eu considerei o Smart Drive o melhor! Só uma dúvida, e a duração da bateria, quanto tempo mais ou menos, vc sabe?
ResponderExcluirDe fato também preferi ele. Não sei sobre a duração da bateria, mandei e-mails perguntando mas não responderam. Se descobrir coloco aqui. Abs
Excluireu tetra e uso uma cadeira Freedom SX, ja ta velhinha mas a bichinha é um trator, muito forte e resistente, MASS.....
ResponderExcluiré muito pesada, as baterias mesmo vc tomando cuidado não duram muito tempo, sem falar que é impossível leva-la em um carro.
eu sempre imaginei um sistema mais leve, tipo o Solo, ai vem o preço de 20 mil?? isso é preço de um carro.
sei que pesquisa e desenvolvimento, escala reduzida e etc. mas 20 mil ??
eu ganhei uma lesao medular, nao na megasena =/
Infelizmente é nossa realidade... mas nesse preço não tem muito mercado, meia dúzia de abonados... bem colocado, a lesão não vem com um milhão!
Excluirantigamente eu comentava aqui e aparecia meu nome. acho q esqueci como se faz
ResponderExcluiralguém poderia ajudar nisso?
Basta clicar em "Login" lá no canto superior direito e entrar com nome de usuário do Google, e seu nome aparecerá no comentário.
ExcluirVcs vendes só o kit
ResponderExcluir