Precisava ser tão apertadinho? |
Outro transtorno que cadeirante costuma passar em viagens é a transferência da cadeira para o avião. Primeiro, porque em grande parte das aeronaves a cadeira mal chega perto da poltrona, e mesmo quando chega, entra só a ponta da cadeira e no sentido contrário da poltrona. Segundo, porque o que se percebe é que não há um treinamento padrão para os comissários de bordo e todos até hoje se mostraram indecisos e questionadores neste processo. Portanto vou contar aqui a técnica que uso para fazer essa transferência com ajuda, que é a forma mais segura. Tem como fazer sozinho, já fiz algumas vezes, mas prefiro a assistida mesmo.
Fiz também um vídeo para exemplificar o processo. Na verdade fiz quatro vídeos, dois entrando e dois saindo, mas os dois entrando ficaram ruins, já que minha aprendiz de "camerawoman", não conseguiu um ângulo legal e o auxiliar da Gol entrou na frente dela. Pelo menos tenho dois ângulos do processo. Vou descrevê-lo, e serve para a maior parte das aeronaves em operação interna no Brasil, geralmente da série 737 da Boeing.
Posição que eu adoto ao fazer a transferência |
Em primeiro lugar, peço ao comissário (ou outra pessoa que for ajudar) para entrar no corredor do avião na minha frente. Como a cadeira entra só a ponta, depois de uma pequena luta para fazer a curva, procuro deixar um espaço maior entre ela e a poltrona, dando uma pequena ré. Chego o corpo para frente, equilibrando na ponta da cadeira. Em seguida, jogo as duas pernas para o lado em 90 graus com a cadeira e em frente à poltrona do avião, deixando os pés o mais para a frente possível. Aí peço ao ajudante para pegar por baixo dos meus braços (no sovaco mesmo) e me ajudar a fazer a virada.
Os maiores cuidados a serem tomados são: a firmeza com que a pessoa te pega, pois o espaço é reduzido e ela tem que ter força suficiente para te carregar; o braço da poltrona, como geralmente não é móvel (grande falha, só em aviões maiores eu já vi), você tem que passar por cima dele. E ele é pontudo, pode te machucar no caminho ou até prender na sua calça e provocar um acidente maior. Se houver outra pessoa disponível para ajudar, ela pode prestar atenção neste local e ajudar protegendo com a mão ou mantendo o corpo longe dali. Além disso, deve-se ter cuidado para os pés não girarem demais ou agarrarem em algum lugar. Para evitar, o bom é já apontar os pés na direção da janela, e ao sentar girar eles para a frente. Abaixo os vídeos que fiz passando da poltrona do avião para a cadeira de rodas. Para o processo inverso, é só imaginar o vídeo de tráz pra frente, colocando as pernas primeiro, e depois girando o corpo.
Com essas dicas e um pouco de sorte, dá para transferir com segurança para o avião. E viajar sem susto!
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