Neste carnaval fui para Guarapari, como de costume, pois meus pais moram lá. E tendo lugar para ficar na praia, não dá pra dispensar, né? Ainda mais quando reunimos a família, minha irmã foi com a família e mais quatro primos meus de Juiz de Fora, com meus tios.
Na semana anterior, eu recebi a dica de alguns amigos sobre o projeto Praia Legal, uma iniciativa da Prefeitura de Vila Velha que implantou uma estrutura para atender cadeirantes na Praia da Costa, com tenda, cadeiras anfíbias e profissionais para auxiliar pessoas com dificuldade de locomoção a frequentar a praia e o mar com segurança e supervisão. O sistema é parecido com o da AdaptSurf, que pude experimentar ano passado, quando estive no Rio.
Preparado para ir pro mar |
Na segunda feira combinei com minha família de irmos todos para aquela praia, para conhecer o projeto e desfrutar da estrutura. Chegando lá fui atendido pelo Robson e pelo Adenilson, que são guarda-vidas e foram treinados para auxiliar no projeto. Eles estavam retirando uma pessoa do mar e em seguida me explicaram como funciona: eles levam o cadeirante até o mar e disponibilizam "macarrões" (aquelas espumas compridas) para auxiliar na flutuação, e podem deixar a pessoa à vontade para curtir o mar desde que acompanhada por um familiar e supervisionada por eles. Me disseram também que nos fins de semana o projeto conta com fisioterapeuta, psicólogo e um profissional de educação física.
Volta pro mar, oferenda! |
Me colocaram na cadeira e levaram para o mar, e assim que colocaram os macarrões e minha irmã ficou ao lado, me deixaram à vontade para curtir a fria água capixaba. Achei mais interessante este sistema, pois a gente não fica preocupado em empatar a vida dos profissionais, o que dá mais liberdade para ficar na água. No Rio, ano passado, também curti, mas fiquei preocupado com os caras, e a liberdade não é a mesma. Fiquei um bom tempo na água, e quando saí eles me deixaram na barraca onde estava minha família, e minha cadeira ficou protegida na tenda, sem pegar sol.
Ô vidinha chaaaata |
Como já estava na praia, aproveitei para realizar outro sonho: andar de caiaque. Havia uma barraca alugando, e o responsável disse que eu poderia remar numa boa, já que o caiaque era de duas pessoas e poderia ir com acompanhamento, atém, é claro, do colete salva-vidas. Recrutei meu cunhado para ir comigo (apesar de que não dá pra confiar muito em cunhado), e eles trouxeram o caiaque até onde eu estava. O pessoal da Praia Legal me colocou no caiaque e se disponibilizou para ajudar caso houvesse algum "acidente" e o barco virasse.
Preparando para remar |
Fomos então remar, e achei mais difícil do que pensei, pois o caiaque era do tipo aberto, e o tronco fica mais solto, dificultando o controle. Mas com o tempo fui pegando a manha. Não sei porque, mas neste momento fiquei com aquela música de carnaval na cabeça: "se a canoa não virar, olê, olê, olá, eu chego láaa".
Felizmente a canoa não virou, e me diverti bastante. É também um excelente exercício para lesado medular, pois exige muito de tronco e braços. Só vou ficar devendo uma foto remando, pois a bateria do meu celular (que também é minha câmera) acabou logo depois da foto acima, quando estava colocando o colete.
Achei muito bacana o projeto e muito competentes os profissionais. Tem uma grande vantagem, a estrutura foi construída para ser definitiva e funciona de segunda a segunda, das nove da manhã às cinco da tarde. Portanto, se você quer curtir o mar e uma bela praia, não deixe de conhecer o projeto Praia Legal. É muito legal, eu recomendo!
Volta p o mar oferenda foi boa! Adoro seu blog! bjs
ResponderExcluirQue bacana. Mais praias deveriam estar preparadas para receber cadeirantes. Quando vou para praia é um sofrimento chegar próximo a água, pois tem muita areia e para andar de cadeira é muito cansativo para mim e para quem empurra a mesma.
ResponderExcluirBacana Sam, vou lá conferir o projeto.
ResponderExcluirum abraço.
Sam, moro pertíssimo do Praia Legal e estou lá praticamente todo o final de semana pois vou a pé, ops, sobre rodas. Quando vir pra essas bandas me avise por favor, gostaria muito de conhecê-lo e trocar umas idéias. Sou tua fã. Tudo de bom! Abçs Elaine.
ResponderExcluirEssa de volta pro mar oferenda !Foi boa abçs Alci
ResponderExcluirNossa adorei seu blog, meu namorado é cadeirante e fiquei curiosa sobre essa cadeira anfíbia, é melhor para andar na areia que a normal? roda mais fácil? Toda vez que vamos a praia é bem cansativo empurrar a outra sempre preciso da ajuda de alguém pq não tenho força para levar na areia só... Queria praias com rampas até a água rsrs
ResponderExcluir