quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Cadeira de rodas que entra no mar chega a mais 5 cidades de SP

Em março deste ano estive no Rio de Janeiro de férias e aproveitei para conhecer o projeto AdaptSurf, uma instituição sem fins lucrativos que dá aulas de surf adaptado a deficientes e permite entrar no mar com uma cadeira especial. Contei a experiência neste post e achei fantástico poder entrar no mar depois de quase cinco anos sem ter esta sensação.
Ontem fiquei sabendo que em São Paulo o Programa Praia Acessível, que também tem o objetivo de integrar pessoas com deficiência a praias, foi ampliado e agora está presente em mais cinco cidades. Espero que este projeto chegue a outros estados, vou muito ao Espírito Santo e gostaria de poder contar com esta opção de lazer. Abaixo a matéria que saiu na Folha de São Paulo.
A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência fechou convênio com cidades do litoral de São Paulo para ampliar o programa Praia Acessível, de cadeiras de rodas especiais que permitem a deficientes e idosos tomarem banho de mar.
A formalização do convênio, que envolve as prefeituras de Guarujá, Iguape, Cananéia, Mongaguá, Itanhaém, São Sebastião e Ubatuba, será feita nesta quinta-feira (29).
Arnaldo Klajn/PMSS
Usuários na cadeira de rodas anfíbia em praia de São Sebastião
Usuários na cadeira de rodas em praia de São Sebastião
O programa foi lançado pelo governo do Estado em fevereiro do ano passado, em Santos, Praia Grande e Ilhabela. Depois foram contempladas Guarujá, Bertioga e São Sebastião.
Ele prevê a entrega de cadeiras de rodas anfíbias que não afundam na areia e flutuam no mar - é necessário um acompanhante para auxiliar o usuário.
As cadeiras ficam em postos instalados nas praias. Para usar, o deficiente precisa apresentar documento dele e do acompanhante, e assinar um termo de responsabilidade. Monitores são responsáveis por transferir o deficiente da própria cadeira para a anfíbia e acompanhá-lo na praia.
A promessa do governo era entregar mil cadeiras até 2010, a serem distribuídas para todas as praias do Estado. O número final não foi divulgado.
Entre os critérios para a escolha das praias estão a presença de itens de acessibilidade como rampas, piso tátil, vagas específicas, banheiros acessíveis e postos de salvamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário