Essa foi a pergunta que martelou na minha cabeça desde que virei cadeirante. Eu já tinha alguns probleminhas de coluna antes do acidente, devido à minha altura e prática constante de esportes - uma lordose e uma escoliose - ou seja, minha coluna já era em forma de "S" (deve ser de Sam). Aí fiquei paraplégico e desde a primeira cadeira de rodas que sentei imaginei como minha lombar iria reclamar. Mas como eu não tinha sensibilidade nenhuma, ela ficou quieta. Mas sofrendo.
Cadeira em X cede o encosto |
Depois de um tempo fui recuperando a sensibilidade e comecei a sentir a coluna lombar dando umas pontadas. Eram dores frequentes e as pontadas vinham quando me transferia ou movimentava bruscamente. Tanto incomodaram que fui a um ortopedista, e no raio X não deu outra: lordose e escoliose (e outra "ose" que não me lembro). Bem mais graves do que tinha antes da cadeira.
O problema da minha primeira cadeira era o encosto maleável, já que era uma Aktiva, que dobra em "X". Esses encostos sempre cedem com o uso, ainda mais se o cara for pesado, e quando percebemos nossas costas estão envergadas. Além disso o assento mais alto e macio também cede e novamente a coluna fica "empenada". Ainda mais eu, que já me sentava com postura errada, ia entortando as costas, e a cadeira piorou a situação.
Agora com uma cadeira monobloco, outra situação: se por um lado o encosto rígido resolveu o problema de envergar a parte de cima da coluna, por outro a posição que o "pano de bunda" me obrigava a ficar mantinha a curvatura da lombar. Chamo de pano de bunda aquele que liga o assento ao encosto por velcros, e que na verdade é o que tampa nossa bunda (e o cofrinho, que é o mais importante). O que acontece é que ele acaba empurrando a bunda pra frente, e não deixa ela encaixada, como é recomendado numa boa postura. Nesse caso, a coluna lombar fica sendo constantemente forçada para a frente. E minhas dores pioraram por isso.
"Pano de bunda" já modificado para ficar mais baixo |
Quando estive na casa do Alfredo, do Scooter Vita, ele me perguntou porque eu tinha uma postura mais ereta do que ele na cadeira, já que usa o mesmo modelo. Aí que entra minha solução "Tabajara" para o pano de bunda: colei uma extensão do velcro no encosto, o que me permite colocar o pano mais para baixo, e consigo assim encaixar a bunda e manter as costas mais retas. Depois disso, melhorou muito minha dor na lombar.
É só colar um pedaço de velcro para melhorar a posição |
E a dica é essa: perceba mais sua postura, procure ficar mais ereto. Sentado na cadeira ou fora dela. E cuidado com o pano de bunda!
Cara, simplesmente sensacional seu blog!! parabêns e muita força ae!!
ResponderExcluirParabens pelo blog estar fazendo o que os governos nao fazem nos prestando informaçoes sobre lesao medular valeu abraço
ResponderExcluirA pior das coisa e saber que não temos ninguem olhando por nós deficientes fisicos no plenario, E vc meu camarada e mais um das nossas somas que faz a diferença, sou presidente da associação nos Portadores de Nessecidade Especiais em Redenção-PA.
ResponderExcluirComo cadeirante aliviar dor na coluna?
ResponderExcluir