A Hélio Adaptações vem nos apresentar uma adaptação que resolve dois problemas de uma vez: a Europa Lever. É um comando manual de acelerador e freio da Guidosimplex que possui um sistema de aceleração inovador: abaixando a alavanca. Desta forma, resolve uma queixa muito comum entre motoristas cadeirantes, o casaço do braço ao puxar a alavanca para acelerar, pois o sistema possibilita ao condutor acelerar usando somente o peso do braço. Assim a gente não cança de acelerar nem em viagens longas. A foto acima foi tirada em um Fiat Linea, não pude fazer o test drive porque estavam acabando de instalar, mas acionei para baixo e deu para perceber o quanto é leve. Para frear, basta empurrar a alvanca na direção do painel. Tem ainda uma trava de segurança que impede o motorista de acelerar em freiadas bruscas.
O outro problema que resolve é acabar de vez com um receio que muita gente tem sobre carros automatizados: o medo de o carro voltar quando se para em uma subida. Isso porque o sistema permite ao condutor começar a acelerar antes de soltar o freio. Aí é só ir soltando lentamente assim que o carro se movimentar. E sem voltar nem um centímetro! Ele é recomendável também para quem tem um carro manual com embreagem automatizada, dá muito mais segurança na aceleração.
No site da Hélio tem mais informações e até um vídeo demonstrativo do produto, é só clicar aqui. O preço do acessório já instalado é de R$ 2.280,00 e pode ser instalado do lado esquerdo ou direito do volante. Segurança não tem preço!
No site da Hélio tem mais informações e até um vídeo demonstrativo do produto, é só clicar aqui. O preço do acessório já instalado é de R$ 2.280,00 e pode ser instalado do lado esquerdo ou direito do volante. Segurança não tem preço!
Essa questão da segurança é importantíssima, principalmente levando em conta que ainda tem vários cadeirantes que acabam recorrendo a carros de câmbio manual por serem mais baratos e de manutenção mais fácil, já que ainda não é qualquer mecânico que realmente sabe o que faz quando mexe em câmbio automático.
ResponderExcluirInteressante! Principalmente pelo fato de conseguir firmar a aceleração antes de soltar os freios, mas uma pouco cara.
ResponderExcluirCuidado! O sistema se acelerar e soltar o freio aos poucos é realmente muito bom. Da mais segurança para arrancar numa subida. Mas o acelerador é acionado por um cabo de aço mais fino que o do freio de uma bicicleta. E ainda faz uma curva que desgasta o cabo e ele arrebenta facilmente. Eu tenho essa adaptação e em 2 anos de uso o cabo do acelerador ja arrebentou 3 vezes. Minha sorte é que em nenhuma das 3 vezes não tinha nenhuma carreta atrás e eu não estava fazendo nenhuma ultrapassagem. Poderia ter acontecido um acidente feio. Imagina ficar sem aceleração de repente a 60 ou 80km por hora?! Duas vezes eu alertei a oficina do perigo mas colocaram o mesmo sistema. Não tenho coragem de colocar o mesmo cabo de aço que vai arrebentar de novo. Não quero dirigir imaginando quando vai ser e que tipo de acidente pode acontecer.Vou trocar a adaptação.
ResponderExcluirTenho a mesma em meu carro, já passei aperto demais! Cabo extremamente frágil
ExcluirQuero saber como faço para comprar o freio e acelerador Europa Lever
ResponderExcluir