quinta-feira, 19 de maio de 2011

Hotel Villa Bela em Gramado

Meu amigo Gregori Iochpe, de Lages/SC, me enviou um relato sobre sua experiência em um hotel em Gramado que impressiona pelo grau de acessibilidade. Ele chamou a atenção para um ponto muito importante, que nós cadeirantes muitas vezes não percebemos quando falamos em acessibilidade: que o termo engloba outros tipos de inclusão, como de cegos, surdos e outras deficiências. Já que sempre buscamos nossos direitos de acesso, vamos incluir outros excluídos! Vejam o relato:
"Como é bom ser surpreendido positivamente, foi o que aconteceu comigo neste fim de semana na Serra Gaúcha.

Após preparar a viagem por duas semanas, minha esposa encontrou um hotel com quarto adaptado para cadeira de rodas, porém, devido à minha desconfiança de que o quarto era realmente adaptado, solicitei as fotos do banheiro para ver se realmente a cadeira poderia entrar. Pode parecer um pouco de exagero de minha parte, mas aconteceu duas vezes comigo, uma em Porto Alegre, no hotel Ibis, do Moinhos de Vento, e outra no hotel Villa Vergueiros de Passo Fundo, de falarem que o quarto era adaptado e que já haviam recebido cadeirantes e ao chegar nos referidos havia degrau no box e para transferir para cama tinha que ir caminhando.
Em resposta a minha solicitação, a atendente do hotel enviou uma mensagem dizendo que o hotel é o único da américa latina a possuir o certificado do Instituto Pestalozzi de acessibilidade total, fiquei surpreso e empolgado para ver o que de diferente o tal certificado oferecia.
O selo de acessibilidade tem até placa!
Depois de três horas e vinte minutos de viagem chegamos, eu, minha esposa, e meu filho Gustavo de 3 meses, ao hotel. Para minha grata surpresa o manobrista já sabia como tirar do porta malas e montar a cadeira de rodas, ofereceu ajuda para sair do carro de uma forma tão natural que parecia que ele tinha algum familiar com problemas de locomoção.
Na recepção do hotel, ao invés dos balcões altos, no quais nós cadeirantes temos dificuldades de preencher os documentos, havia mesas com atendentes capacitadas a atender pessoas com as mais diversas necessidades (cegos, surdos e dificuldades de locomoção).
Estava tudo muito bom por enquanto, mas e o quarto, como seria? E o banheiro, daria para escovar os dentes na pia ou teria que escovar em um copo de água, como já aconteceu em outras vezes?
Fomos acompanhados até o quarto e então notei que o hotel realmente oferecia um diferencial. Vejam a foto do banheiro:

Isso que é banheiro adaptado

Além do banheiro ser adaptado, o cadeirante não precisa levar sua cadeira de banho, pois o hotel disponibiliza cadeira higiênica com rodas grandes, dando mais liberdade e espaço no porta malas do carro.
Outra coisa que me chamou atenção foi a quantidade de famílias com bebês no hotel, parece que o negócio no hotel é andar sobre rodas, então fui perguntar para a gereência do hotel o porquê de tantos papais novos como eu, e a resposta foi bem simples, todos os locais do hotel estão acessíveis a cadeira de rodas e carrinhos, facilitando a vida das mães.
A piscina e a sauna do hotel tem rampas e chuveiros aptos a receber portadores de qualquer necessidade especial, foi o único lugar sem ser o hospital Sarah de Brasilia que vi tamanha disponibilidade ao portador de deficiência.
Notem a cadeira de elevação que sobe e desce o cadeirante da piscina.
Mas a viagem guardou uma grande lição para mim, hotel acessível não é aquele que não tem escadas e portas estreitas, mas sim aquele em que qualquer pessoa com qualquer necessidade especial possa ir e vir sem restrições:
- Elevadores em Braile e que falam o andar aonde esta parando.
- Cardápio em Braile
- Telefones para surdos.
- Atendentes aptos a falar com um deficiente sem parecer que estão falando com um extraterreste, são coisas tão importantes e nos fazem sentir seguros de que a estadia vai acontecer de forma natural.
Para quem quiser ver as fotos do hotel, aqui vai o site: http://www.hotelvillabella.com.br/"

13 comentários:

  1. COM CERTEZA, UM FINAL DE SEMANA EM UM HOTEL DESSE, (ACOMPANHADO) DEVE SER INESQUECIVEL...

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  2. Olá
    Eu também já estive neste hotel. É nota 1000!
    Não só por ser totalmente acessível, mas por ter cadeira de banho e o pessoal ser extremamente atencioso e eficiente.
    Ale

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  3. Nossa, que hotel!!!
    Parabénsss ao papai e a mamãe do Gustavo!!!
    A história de vcs é simplesmente linda!!!

    Bjs!
    Simone Tavares.

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  4. Eu posso dizer que fiquei emocionada?? Posso dizer que é a primeira vez que comento aqui porque eu realmente queria dizer que fiquei emocionada em ver que alguma coisa nesse país tem solução.. Talvez seja pq eu tive muitas notícias ruins hj e essa e a dos pesquisadores nos EUA me deixaram emocionadas..

    Vou mostrar isso ao meu irmão, um arquiteto que é especialista em acessibilidade e que gosta de mostrar que projetos bem feitos valem a pena..

    Abraços

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  5. Puxa Sam, esse hotel merece ser divulgado para todo o Brasil, pra ver se conscientizam a rede hoeteleira a implantar mais hoteis desse tipo. Certamente estarão sempre cheios....
    Parabéns pra ele!!!!

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  6. Sam, que bacana esse hotel! Toda cidade deveria oferecer um selo desse pra servir de estímulo.

    Superbeijo.

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  7. Oi, Alessandro.
    Gostei da proposta deste hotel, mas algo em particular chamou minha atenção, porque estou com um problema grande a resolver. No post seu amigo falou em cadeira higiênica com rodas grandes, produto que não tenho achado no mercado. Será que vc poderia me dar o contato dele para ele me dar maiores especificações?
    Super valeu!
    Abraço.

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  8. Adorei estas informações, assim como outras postadas em seu blog, principalmente as de carros.Gostaria de saber se vc pode me ajudar, estou trocando de carro e percebi que vc tem um fiat Stilo dualogic, gostaria de saber como este carro responde, visto que o dualogic não é automático,portanto, não tem aceleração própria, numa subida como nós usamos freio e aceleração na mesma lavanca, gostaria de saber se não há o risco do carro descer?
    Aguardo Resposta.

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  9. Parabéns pela bela matéria,vamos divulgar no site Amputados Vencedores ok,mandei email aguardo seu retorno.gostaria de fazer entrevista com vc para nosso site.aguardo.

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  10. Perfeito. Sou arquiteta e trabalho na tentativa de tornar os projetos acessiveis. Eu tenho uma duvida como tornar uma sauna acessivel.
    Muito obrigada

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    1. olá ... já projetei e executei algo do tipo na área externa da sauna ( porão de uma piscina elevada )utilizando trilho guia linear com acento onde é feito a colocação do deficiente depois abre se a porta da sauna e o cadeirante é projetado junto com acento na área interna,tudo isto eletronicamente com controle remoto.

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  11. Nossa me ajudou mto essa informação pois quero fazer uma surpresa pro meu esposo e esse hotel parece ser ideal .

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