Ultimamente tenho recebido muitas dúvidas de leitores do blog sobre o câmbio automatizado. Como tenho um carro com este câmbio há três anos, já dirigi vários modelos, automáticos e automatizados, e sempre pesquiso muito sobre carros, dou aqui minha opinião.
Em primeiro lugar, o automatizado troca as marchas sozinho, assim como o câmbio automático, e tem a vantagem de possibilitar ao motorista reduzir ou aumentar a marcha se achar necessário. Mas no caso de reduções, há ainda o recurso chamado "kick down", basta dar um "toquinho" no acelerador para que o sistema reduza automaticamente. Não é difícil e não oferece riscos.
Segundo, os trancos que muita gente reclama, não incomodam, e depois que a gente pega a manha eles somem. Basta saber dosar a aceleração de acordo com a necessidade do motor e dar uma pequena aliviada no acelerador quando o sistema troca marchas. Parece complicado, mas é questão de costume, eu nem sinto que faço isso, e quem anda comigo nem percebe as trocas de marcha.
Mas a maior dúvida que recebo é em relação às paradas nas subidas. As pessoas tem receio que o carro volte muito quando se para em uma subida, já que o sistema não freia automaticamente o carro, como faz o sistema automático. E como precisamos acelerar e freiar com a mão, o povo tem medo de não conseguir freiar a tempo, ou pior, não conseguir soltar o freio e voltar a acelerar em tempo hábil depois, sem deixr o carro voltar. Mas isso é só impressão, o carro não volta praticamente nada nestas situações. Nunca fiz o teste, mas acredito que eu seguro um carro automatizado numa subida bem mais rápido do que em um carro automático. O fato de acelerarmos e freiarmos com a mão não significa que temos menos reflexo. Acho que é até mais fácil, pois a maior parte das pessoas tem muito mais destreza com as mãos do que com os pés. Para se ter uma ideia, eu dirigo com as pontas dos dedos, e meu carro não volta nem dez centímetros em uma subida. Geralmente volta zero (tá, alguns milímetros deve voltar).
E tem gente que tem dúvida até sobre a potência e desempenho do carro, se há alguma alteração ao se optar pelo automatizado. E minha opinião é que sim, há alteração. Para melhor. O automatizado gerencia as trocas de marcha com mais precisão e aproveita mais a potência do motor. E alguns modelos tem até um botão "Sport", que estica mais as marchas e auxilia nas ultrapassagens. Este é outro ponto que gera dúvidas, segurança em ultrapassagens. E ele ajuda com essa tecla, ou fazendo um "kick down" antes de ultrapassar. Eu nunca passei perrengue em ultrapassagens.
Mas a maior vantagem do automatizado, na minha opinião, é no bolso. É mais barato do que o automático, é mais barata a manutenção (quando dá) e economiza combustível. Meu carro tem motor 1.8, da Powertrain, que na verdade nada mais é que o motor que a Chevrolet usava nos Monza melhorado (e tem fama de beberrão). E apesar do carro ser pesado, no computador de bordo A, que não zero há um bom tempo e está com dois mil e tantos quilômetros, a média de consumo é 10,1 km/l (75% cidade e 25% estrada). Excelente para um carro deste porte, considerando ainda que minha mão é pesada, acelero muito na estrada.
O Dualogic até hoje só me trouxe alegria |
Enfim, recomendo fortemente optar por um carro com câmbio automatizado, dificilmente a pessoa irá se arrepender. E não vai querer saber de outra coisa.
Obs.: O Ministério dos pedestres e outros motoristas adverte: o que relato aqui depende da destreza e experiência do motorista. Se a pessoa dirige mal, deve treinar muito em auto escola antes de dirigir qualquer tipo de carro.
Obs.: O Ministério dos pedestres e outros motoristas adverte: o que relato aqui depende da destreza e experiência do motorista. Se a pessoa dirige mal, deve treinar muito em auto escola antes de dirigir qualquer tipo de carro.
Olá caro Sam,
ResponderExcluirvou ser obrigada a discordar de vc em algumas questões a respeito do cambio dualogic.
Tenho um Pálio Adventure Dualogic ha 1 ano e 5 meses e já me deixou na mão pelo menos 2 vezes,de ter que rebocar o carro. Outras vezes o alerta de "avaria cambio" ficava apitando e o cambio entrava no Neutro, não aceitava outra marcha, teve uma vez que não entrou ré.Resumindo a história já foi trocado a manivela do cambio, já fizeram programações do cambio, e desta última vez que foi neste ultimo fim de semana o carro ficou alterando entre Manual e Automatico levei a concessionaria e eles trocaram uma pecinha (relé - acho q é isso mesmo).Bom então como pode ver eu não tive muita sorte com o "tal" cambio.rsrs
Mas verdade seja dita, gostoso pra dirigir ele é sim e não tenho nenhum problema com subidas, ultrapassagens e controle de embreagem. Só não sei se o próximo será com o mesmo cambio.Ah, e não é econômico não o meu dá 6.7km/l aqui dentro de BH, na estrada faz 11,5 12,0.Falo que é o alcoólatra lá de casa. rsrsrs
Abs.
Kenia, você deu mesmo azar com esse câmbio, heim? Mas o que me impressiona é o consumo, a não ser que você use álcool, aí está até razoável. Eu só uso gasolina. Se for seu caso, mande regular o motor, pode resolver. Abraços
ResponderExcluirAlessandro Obrigada pelos esclarecimentos, valeu mesmo, agora dá pra pensar melhor que carro comprar.
ResponderExcluirGrata
Olá Sam, pela sua experiência, parado numa subida, é fácil sair sem estar com o freio de mão acionado? (Trata-se de pessoa que utiliza o pé mas possui restrição em um doa braços, não consegue utilizar o freio de mão), ou seja, numa situação em ter que tirar o pé do freio e imediatamente acelerar com o mesmo pé. Acho que no seu caso seria como soltar o carro e em seguida acelerar. Desde já obrigado pelos esclarecimentos.
ResponderExcluirPrezado Erwin, como relatei, o carro com câmbio automatizado não oferece perigo em subidas, é apenas uma questão de prática. Portanto, é tão fácil tirar o pé do freio e acelerar quanto puxar com a mão para acelerar. Se você pensar bem, em um carro manual as pessoas tiram o pé do freio, aceleram e ainda soltam a embreagem. No automatizado, basta fazer a primeira etapa.
ResponderExcluirOlá pessoal.
ResponderExcluirTenho a seguinte dúvida quanto ao câmbio automatizado da Meriva: Ao parar num semáforo devo colocar a alavanca em neutro e engrenar só na hora da saída ou não faz diferença?
Arcângelo.
arcangelo.queiroz@gmail.com
Tbm estou com essa dúvida sobre para em um semáforo se coloco à lavanda em neutro ou deixo em (D)
ExcluirTenho um Linea com câmbio dualogic e não consigo me acostumar aos "trancos" nas trocas de marcha!
ResponderExcluirConcordo quando você diz que com o passar do tempo, vamos nos acostumando a dar uma aliviada no acelerador na hora exata da troca, mas, não é, nem de longe, perto ao câmbio de um PUG 307 (já tive) ou Corola ou Civic.
Não tenho e nunca tive problemas com rampas ou ultrapassagens, nesse quesito, não mudou nada... Meu único problema é com relação a essa troca de marchas não suave!
Com certeza é uma excelente opção para gastar-se menos na compra do veículo. Hoje temos vários carros da Fiat e Wolks como opção.
Abs!
TONIN DISSE...
ResponderExcluirJá tive tres carros automatizados. O da GM e o da FIAT, se as fabricas não acabarem com os trancos, ninguem vai querer esse cambio. Mas o da Volks é genial. Chamado Imotion, quem já teve carro com cambio automatico não vai reparar a diferença. O volks automatizado fica mais economico. Enfim, é um cambio ótimo, se for como o da volks.
Fiat e VW utilizam o mesmo cambio desenvolvido pela Magnet Marelli, comentário tendencioso, procure se informar..
ResponderExcluirMas a vw mudou progamação.
ExcluirA Fiat está com cambio dualogic plus, fiz teste drive no Brava, maravilhoso, silencioso nas trocas de marchas, vale apena. Paulo
ResponderExcluirO meu corolla eu nao tenho oqe falar do cambio dele porqe nunca tive problemas com ele e é super otimo o cambio automatic em subida ele na volta em ultrapassagem e na troca de marchas........
ResponderExcluiro carro do meu pai deu avaria de câmbio, é caro pra arrumar? o que eu devo fazer?
ResponderExcluirÉ mais barato se for automatizado. Leve a uma concessionária.
Excluirminha duvida é a seguinte, ao estacionar e desligar o carro em uma descida mais forte, temos que colocar no neutro e puxar o freio de mão, isso é o normal de se fazer, agora para termos mais segurança podemos deixar como em carros manuais a 1º marcha engatada para ajudar a segurar o carro?
ResponderExcluirSim, basta deixar o câmbio em "D" antes de desligar, assim o carro fica engrenado.
ExcluirAnônima. Estou pesquisando para comprar meu primeiro carro , gostaria de comprar um automatizado mas tenho receio de possíveis problemas e ficar muito caro a mantençao , já que vou usar para trabalhar. Vc que ler muito indique os melhores.obrigaria
ResponderExcluirOs melhores para mim são o Palio Dualogic e o Bravo Dualogic. Custo x benefício e conforto.
ExcluirOlá entre o hb20 e o ônix? Automatizado? Qual o melhor???
ResponderExcluirEu prefiro o Onix, tem mais espaço interno e consome menos.
ExcluirEntre o hb20 e o ônix automatizado ?qual o melhor???
ResponderExcluiro hb é automatico
ResponderExcluirOlá companheiro, pergunto se no cambio automatizado, eu devo colocá-lo em neutro todas as vezes que para o carro? Obrigado
ResponderExcluirOlá, não há necessidade de colocar o câmbio em neutro, pode manter em D. Nos manuais não há recomendação de deixar em neutro.
ExcluirOlá, não há necessidade de colocar o câmbio em neutro, pode manter em D. Nos manuais não há recomendação de deixar em neutro.
ExcluirOlá amigo,tudo bem?Meu carro é automático e adaptado e dependendo do aclive ele volta sim.
ResponderExcluirEntão,fica minha dúvida para quem tem o mesmo sistema de adaptação do que eu.Gostaria de saber como faço para o carro automático não descer quando estamos em morro muito ingrime e temos que parar e depois acelerar?O meu carro é automático e a minha alavanca de freio e acelerador é aquela puxa e empurra(a estrutura interna do carro não permitiu instalar o outro modelo da alavanca/abaixa e empurra).Quando tenho que parar em um morro e depois acelerar o carro desce,pois no tempo que passo do freio para acelerador, o carro acaba descendo.Alguém tem alguma dica?
A única forma do carro não descer muito é ser rápido, soltar o freio e acelerar. Como fazemos por alavanca, pode ser até mais rápido do que tirar o pé de um pedal e colocar no outro, comigo é assim, o carro não volta nada porque faço rapidamente, basta puxar para trás a alavanca, depois controlar a aceleração. Com treino, você conseguirá que o carro não volte.
ExcluirBoa tarde, eu tinha um IDEA com cambio manual e troquei por um IDEA ADVENTURE 1.8 DUALOGIC, outro dia fui subir uma ladeira bem acentuada, a qual sempre subi com o IDEA de cambio manual e com esse aconteceu algo inesperado, o carro parecia que estava fazendo meia embreagem, fui acelerando aos poucos, para evitar que os pneus “cantassem” até que ele começou a subir, mas foi bem demorado, e já dirijo a muito tempo e nunca tinha passado por situação semelhante. Gostaria de saber se tem algum procedimento a ser feito nessa situação, já me disseram que devo acionar o S para deixar o cambio com mais desempenho, outros dizem que devo colocar o cambio na opção MANUAL.
ResponderExcluirBoa noite tenho um Idea dualogic dúvida é ao desligar o carro deixo em neutro ou em dm abraços
ResponderExcluir