segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Restaurante indiano


No sábado à noite fomos conhecer o Maharaj, um restaurante indiano muito chique, que fica na rua Paraíba com Afonso Pena.
O lugar fica embaixo do consulado indiano, em uma casa enorme, antiga mas restaurada. Só que esqueceram da acessibilidade na restauração. E é mais um triste exemplo de "não é acessível porque não quer". Ou porque nenhum parente do dono precisou. Parece que o povo tem que sentir na pele pra dar valor a isso.
Na entrada tem um pequeno degrau e depois de um espaço vem mais três. E lá dentro há mais um descendo para outro nível de mesas. Nada que pequenas rampas móveis não resolvam. Como não tinha, apelei para a rampa "braçal" dos garçons. Banheiro adaptado, nem pensar.
Lá dentro a decoração impressiona, muitas estátuas, quadros, tapetes, e até um tuk-tuk de verdade faz parte do ambiente. Tem um telão que passa clipes de música indiana o tempo todo. Fomos com dois casais de amigos e meus pais.
Eu comi um prato com cubos de queijos e um molho que parece mingau de inhame (só na aparência), a Gi comeu frango com um molho maluco, minha mãe pediu um arroz com camarão, meu pai comeu cordeiro (no bom sentido) e uma amiga pediu um outro prato com camarão. Os molhos indianos são muito fortes e gostei mais dos pratos com camarão, mas é tudo muito bem feito. E bem carinho. Mas pra experimentar e curtir uma noite diferente, vale o sacrifício, apesar da "inacessibilidade".
Marbeny e Fernanda em frente ao Tuk-tuk

6 comentários:

  1. Sam, que ridículo, né? A comida pode ser ótima, o lugar pode ser lindo, mas demonstra uma 'ignorância' absurda por não pensarem em todos os públicos possíveis. Eu fico indignada com isso. Vc reclamou pra eles a falta de banheiro adaptado e das rampas?

    Ps.: Se eu fosse vc, pedia a comida na rua... rss

    Beijo.

    ResponderExcluir
  2. "nao é acessivel porque nao quer" e porq as prefeituras dao alvaras sem q se cumplan as leis, sao pra receber seu $

    ResponderExcluir
  3. Sam, muito bom este post. Gosto da sua atitude de dar a cara a tapa, só assim as pessoas verão que os deficientes, sejam cegos, surdos, muletantes ou cadeirantes, também frequentam todo tipo de estabelecimentos. E só assim os donos desses lugares irão ver a necessidade de se ajustar as normas de acessecibilidade. Eu também gosto de experimentar novos lugares e observar esse tipo de atitude dos donos. Então bora ser feliz?

    Bjos da amiga L@ine.

    ResponderExcluir
  4. Como disse o Anônimo, não é acessível porque a prefeitura dá o alvará sem que se cumpram as leis. É isso mesmo!

    Outro dia fui a um instituto de beleza cuja escada não tinha corrimão. E sabem por quê? Sim, eu me lembrei de perguntar. Não tinha corrimão porque a arquiteta não aceitou instalar... Achou que ficava feio. E por que o Corpo de Bombeiros não impediu o funcionamento da empresa no local? Isso eu não sei responder!

    Bem, é uma pena que o Maharaj não tenha acesso... Já fui lá várias vezes (sou cadeirante, e também recorri aos garçons) e gostei bastante. De vez em quando, há apresentações de música indiana.

    Acho que os cadeirantes têm de frequentar também os lugares que não têm acesso e recorrer a quem trabalha no local para ajudar. Dessa forma, podemos demonstrar que queremos ter acesso a todos os locais, não só aos "permitidos". Podemos conversar com o proprietário, mostrar as necessidades, reivindicar.

    Abraços!

    Laura
    http://cadeiravoadora.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Prezados amigos,
    Namaste!
    Já respondi diretamento ao nosso amigo Sam, que enviou um e-mail diretamente ao Maharaj. Antes de tudo gostaria de agradecer imensamente por esta atitute e reforçar meu pedido de desculpas pelo ocorrido. De fato a falta de acessibilidade em locais públicos é uma vergonha e as autoridades competentes deveriam tomar medidas rígidas com relaçao a isso. No caso, do Maharaj sempre tivemos este projeto, mas que não saiu do papel por falta de açao e sensibilidade dos dirigentes da casa ( no qual me incluo). Mas tomaremos atitudes e podem ter certeza que dentro de alguns dias o Maharaj estará preparado para receber a todos da melhor maneira possivel!
    Mais uma vez peço desculpas e agradeço pela reclamaçao e pelo debate!
    Cordialmente,
    Leonardo Ananda ( Restaurante Maharaj)

    ResponderExcluir
  6. abrio uma mais restaurante indiano em bh namaste www.restaurantenamaste.com.br

    ResponderExcluir