quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Solução simples


Mais um lugar acessível e agradável pra comer: o Benedita Gula da Marília de Dirceu. Não tem banheiro adaptado, mas pra um lanche rápido é ótimo, boa comida e ambiente agradável, com mesas na calçada. E lá vi uma solução que resolve 90% das entradas inacessíveis: uma rampa móvel. Não precisa fazer obra, mexer na estrutura ou na fachada do imóvel, basta mandar fazer uma rampa que se encaixe por cima dos degraus e colocá-lá quando necessário. É a mesma estratégia utilizada no Pinguim. Não fica muito caro e atende a quem precisa.
Só que não é só fazer uma rampa de qualquer jeito e achar que tá "quebrando o galho" de quem tá "quebrado". Tem que ter um ângulo bom o suficiente pra pessoa conseguir subir sozinha, sem precisar chamar um guindaste (o ideal é entre 6,25% e 8,33%, de acordo comABNT NBR 9050:2004). E tem que encaixar com segurança sobre os degraus, senão o quebrado corre o risco de ficar mais quebrado ainda!

5 comentários:

  1. Sam, adorei! Tô participando dos projetos de acessibilidade aqui em Garopaba e essa é uma ótima idéia.

    Bjos e bom findi.

    ResponderExcluir
  2. taí uma solução simples e barata, basta apenas bom senso e boa vontade dos donos de estabelecimentos.

    excelente dica

    ResponderExcluir
  3. Alessandro, boa tarde!

    Meu nome é Carolina Machado e faço parte de uma agência experimental chamada VOE COMUNICAÇÃO, somos universitários da Universidade Nove de Julho em São Paulo e estamos fechando um trabalho de conclusão de curso e gostaríamos de saber se poderia nos ajudar. Nosso tema de trabalho são paraplégicos e precisamos fazer uma pesquisa OnLine para dar continuidade.
    Por gentileza, se puder, entre em contato conosco
    Email. agenciavoe@gmail.com / cmachadosouza@gmail.com
    http://agenciavoe.blogspot.com/

    Desde já agradeço a atenção

    Carolina Machado

    ResponderExcluir
  4. Muito boa a ideia, aqui em casa quando comecei a usar cadeira de rodas também fiz uma adaptação, pois tem 3 degraus, então tenho uma rampa móvel... rsrrs Uma solução muito legal para os estabelecimentos se conscientizarem na acessibilidade!!! Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Alesandro;

    São coisas básicas para um ambiente comercial. Que bom seria se todos os comerciantes em geral tivessem esta visão. Hoje evito ir em locais que não são acessíveis e junto comigo sempre tem mais pessoas que me acompanham. Um exemplo é nossa festa de final de ano dos professores, entre 3 restaurantes acabamos optando por reunir-mos (80 pessoas) em um ao qual tem acessibilidade total. Por um detalhe que muitas vezes não é dado importância (acessibilidade) os outros dois restaurantes deixaram de ter um bom lucro.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...