sábado, 24 de abril de 2010

Comparativo entre carros automatizados

Um dos maiores problemas na hora de um cadeirante comprar um carro zero quilômetro sempre foi o preço. Por mais que haja isenção, os carros automáticos que existiam no mercado nacional eram sempre os mais caros, geralmente modelos médios pra cima. Quando fiz o comparativo para comprar meu carro, em 2007, o mais barato era o peugeot 207, com motor 1.6, e na época era em torno de quarenta e cinco mil reais. Pouco depois de começar o blog, publiquei meu comparativo aqui no blog, e fez muito sucesso.
Na minha decisão, venceu a novidade da Fiat, o câmbio automatizado Dualogic, que é mais barato, economiza combustível (ao contrário dos automáticos) e tem manutenção também mais barata. E não me arrependi, realmente o automatizado não deixa a desejar em relação ao automático, cumpre seu papel. Mas na época o único modelo equipado com o câmbio era o Stilo, e o valor do carro esbarrou no limite da época, sessenta mil.
De lá pra cá muita coisa mudou, as montadoras investiram no automatizado e passaram a equipar modelos compactos com este câmbio, tornando mais "acessíveis" as opções para quem é cadeirante. Acessíveis entre aspas, porque dizer que um carro de quase quarenta mil reais é acessível é até sacanagem. Mas mesmo assim a coisa melhorou muito, com as isenções dá pra comprar um zero quilômetro por menos de trinta mil.
Minha idéia era atualizar o comparativo que fiz em 2009, mas como cadeirante raramente "nada" em dinheiro, resolvi priorizar os carros mais baratos, equipados com o câmbio automatizado abaixo de 50 mil reais. A lista desta vez vai contar com um comentário meu ao final, opinião própria, sobre o que acho do veículo para um cadeirante. Vamos à lista, em ordem de preço, do menor pro maior, e incluindo ao final do nome o volume do porta-malas:


Novo Gol I-motion 1.6 Flex 104cv - 285L (R$ 36.690,00)
Banco/encosto traseiro rebatível; Bolsa porta-objetos no verso do encosto dianteiro, lado do passageiro; Câmbio manual automatizado (ASG/DS) (5 marchas); Display multifuncional/computador de bordo; Espelho retrovisor externo regulável do lado de dentro; Instrumento combinado com conta-giros, hodômetro parcial, indicação do velocímetro em km/h; Pneus 175/70 R14 84T; Pára-choque na cor do veículo; Rodas de aço 14", Tomada(s) de 12 volts.
- Vem muito pelado, mas pelo menos tem computador de bordo; o porta-malas é muito pequeno, mas pra quem não anda com carro cheio dá pra rebater o banco traseiro e aumentar o espaço.


Fox I-motion 1.6 Flex 104cv - 260L (R$ 38.030,00)
Apoios de cabeça atrás; Banco/encosto traseiros inteiriços, rebatíveis e enroláveis, 2 assentos; Banco traseiro com porta-objetos; Bolsas/redes para bagagem nos encosto; Câmbio manual automatizado (ASG/DS) (5 marchas); Cobertura do porta-malas; Direção servo-assistida; Display multifuncional/computador de bordo; Espelho retrovisor externo regulável do lado de dentro; Imobilizador eletrônico; Lavador e limpador do vidro traseiro; Pneus 195/55 R15 85H; Pára-choque na cor do veículo; Porta-copos no console central; Revestimento do porta-malas conforto; Rodas de aço 15", Tomada(s) de 12 volts; Vidro traseiro aquecível.
- Pra quem pode pagar um pouco mais por estilo, conforto e segurança, vale a pena, porém o porta-malas é ainda menor, tem que testar pra ver se cabe bem uma cadeira de rodas.


Voyage I-motion 1.6 Flex 104cv - 480L (R$ 39.330,00):
Apoios de cabeça atrás, Banco/encosto traseiro rebatível; Bolsa porta-objetos no verso do encosto dianteiro, lado do passageiro; Câmbio manual automatizado (ASG/DS) (5 marchas); Destravamento elétrico do porta-malas (exceto com alarme); Display multifuncional/computador de bordo; Espelho retrovisor externo regulável do lado de dentro; Instrumento combinado com conta-giros, hodômetro parcial, indicação do velocímetro em km/h; Pneus 175/70 R14 84T; Pára-choque na cor do veículo; Rodas de aço 14", Tomada(s) de 12 volts; Vidro traseiro aquecível.
- Uma das melhores opções pra cadeirante, tem bom porta malas e alguns itens de conforto, como destravamento elétrico do porta malas, útil pra abrir pra alguém pegar a cadeira.

Fiat Palio ELX 1.8 Flex Dualogic 114cv - 275L (R$ 39.570,00)
Alertas de limite de velocidade e manutenção programada; Apoios de cabeça traseiros, Banco traseiro rebatível; Barra de proteção nas portas, Barras de proteção nas portas, Bolsa porta-revistas no encosto dos bancos dianteiros; Comando interno de abertura do porta-malas e da tampa do tanque de combustível; Computador de Bordo; Console central com porta-objetos e porta-copos; Direção hidráulica; FPS (Fire Prevention System); Faróis de neblina; Limpador e lavador dos vidros dianteiro e traseiro com intermitência; Previsão para som; Porta-luvas superior e inferior; Pneus 185/60 R15; Rodas aro 15"; Volante com regulagem de altura.
- Bom motor e equipamentos de conforto e segurança; destaque para direção hidráulica; o porta malas deixa a desejar, mas o banco traseiro rebatível resolve.


Polo I-motion 1.6 Flex 104cv - 250L (R$ 44.750,00)
Apoios de cabeça atrás, Ar-condicionado; Banco e encosto traseiros rebatíveis; CD-player com Bluetooth, MP3 e entradas USB e SD-Card; Câmbio manual automatizado (ASG/DS) (5 marchas); Cobertura do porta-malas; Computador de bordo; Destravamento da tampa traseira por dentro (elétrico); Direção hidráulica; Espelhos retrovisores externos com ajust e manual; Imobilizador eletrônico; Lavador e limpador do vidro traseiro; Painel de intrumentos com conta-giros; Pneus 195/55 R15; Pára-choque na cor do veículo; Porta-objetos no verso do encosto do banco dianteiro; Rodas de aço 15".
- Vem mais completo de fábrica, com som e ar-condicionado, é o ideal pra quem preza conforto, mas o problema é ainda maior no porta malas, que é o menor do comparativo.

Fiat Siena ELX 1.8 Flex Dualogic 114cv - 500L (R$ 49.010,00):
Alertas de limite de velocidade e manutenção programada; Apoios de cabeça traseiros; Banco traseiro rebatível; Ar-condicionado; Barra de proteção nas portas, Barras de proteção nas portas, Bolsa porta-revistas no encosto dos bancos dianteiros; Comando interno de abertura do porta-malas e da tampa do tanque de combustível; Computador de Bordo; Console central com porta-objetos e porta-copos; Direção hidráulica; FPS (Fire Prevention System); Faróis de neblina; Limpador e lavador dos vidros dianteiro e traseiro com intermitência; Previsão para som; Porta-luvas superior e inferior; Pneus 185/60 R15; Rodas aro 15"; Travas elétricas + Trava automática das portas a 20 km/h; Vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento; Volante com regulagem de altura.
- É um carro bem completo, com travas e vidros elétricos, ar condicionado e direção hidráulica; o porta malas é enorme, cabe cadeira de rodas, cadeira de banho e ainda tem espaço pra malas.

Chevrolet Meriva 1.8 Flex Easytronic 114cv - 390L (R$ 49.853,00)
Ar Condicionado; Alarme anti-furto com ultra-som; Aviso sonoro de faróis ligados; Bancos reclináveis e rebatíveis; Direção Hidráulica; Espelho na sombreira em ambos os lados; Limpador e desembaçador traseiro; Luzes de cortesia no porta-malas e porta-luvas; Preparação para som e antena de teto; Protetor de cárter; Regulagem de altura do banco do motorista; Tampa do combustível com acionamento elétrico; Trava para crianças; Travas e vidros elétricos; Transmissão Easytronic.
- O Meriva tem algumas vantagens sobre os outros automatizados, muitos equipamentos de conforto e segurança, tem mais espaço interno, e o porta malas, apesar de não ser tão grande, é mais alto, o que ajuda nas cadeiras de rodas "X".

Com isenção de IPI e ICMS, o preço destes carros cai de acordo com o estado, mas pode-se considerar em média 25%. Meu conselho pra quem é cadeirante e vai comprar um carro zero: vá até a concessionária ver o carro, fazer o teste de entrar e sair, e se possível peça alguém para colocar a cadeira de rodas no porta malas. São os principais problemas, acesso e capacidade de carga. E pense muito bem antes de decidir, vai ser um parceiro pro dia a dia, tem que satisfazer o dono.

21 comentários:

  1. Oiii Alessandro!!!
    Muito bom esse seu comparativo... Esse ano vou comprar meu carro então me ajudou muito a escolher, rsrsr
    Estava na maior duvida!!!!
    Bjão!!!

    ResponderExcluir
  2. Valeu amigo! É gratificante poder ajudar e com esse comparativo vc ajuda muito... Obrigado, Ronaldo tb paraplégico só que desde 1986, mas a vida continua... Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. estes valores, ja são com a isenção???

    ResponderExcluir
  4. Ótimo post, Sam!

    No caso da FIAT, ainda rola um desconto de 5% além dos descontos de IPI e ICMS.

    Abração!

    ResponderExcluir
  5. Sam esses valores já são com a isenção?

    ResponderExcluir
  6. Os valores são sem isenção, mesmo porque o valor varia de estado pra estado, e como o Dado lembrou, algumas montadoras ainda dão mais um descontinho . O total de desconto varia de 25 a 30%.
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Sam me tire uma duvida, a montadora pode escolher quais os carros ela venderá com os descontos ou qualquer carro que esteja dentro das regras( menos de R$70.000, nacional e ate 124HP) pode ser adquirido com as isenções?

    Valeu!

    ResponderExcluir
  8. Fui ver o siena...nossa tremendo carro completo masssss tem o problema das portas dianteiras serem muito pequenas o que no meu caso por eu ser grande dificulta e muito entrar e sair.

    ResponderExcluir
  9. Sam vc e o cara teria so uma pergunta vc saberia qual o preço do fox com direçao vidro trava e ar

    ResponderExcluir
  10. você saberia informar se wm tem desconto no caso do fox

    ResponderExcluir
  11. oi galera sabe o que realmente seria interessante , é se alguma dessas empresas de adptações de veículos aprendesse esta tecnologia e assim teriamos infinitas opções. Inclusive semi novos mais baratos

    ResponderExcluir
  12. Seção Quebra-Galho: Aprenda já e de graça a consertar fechaduras e instalação elétrica em www.eletrochave.com.br

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Sam, sou novato na compra de carro... to tirando minha Carteira agora... Me tire uma duvida, na compra de um carro novo de, ex: 23.000,00 eu teria até 30% de desconto no preço dele, que cairia para 16.100,00 ???
    temo com vc me tirar essa duvida ai ????

    Agradeço desde já
    Abraços

    ResponderExcluir
  15. Oi, sou novata nesse ramo , mas fala pra mim o que vc acha do Strada cabine dupla? eu sei que não é cambio automatizado, mas eles podem colocar, e tem a caçamba que dá pra colocar a cadeira, por favor me dá um help, moro no interior e o povo aqui nao sabe de nada, vc acha que tem carro adaptado test drive que pega na porta? pega nada, e se eu for comprar um carro preferiria ir até bh e comprar
    bjs e obrigada

    ResponderExcluir
  16. oi alguem ai sabe quem tem um carro automatico ou com embreagem adaptada ate 20.000,00 tenho enteresse que tiver favor enviar contato
    admilson

    ResponderExcluir
  17. Muito bom o comparativo dos carros, nao sou cadeirante, mas tenho deficiencia e estou adquirindo um carro automatizado com isencao e gostaria de saber se é verdade que carros como esse tem muitos trancos e solavancos na hora da troca de marcha.
    Joao Matias

    ResponderExcluir
  18. helvcio hdm@oi.com.br tenho um palio fire econome da 19por litro de alcoll na estrada 74cv rodando com alcol e flex me da o conforto que preciso comprei ok mandei adaptar em bh na helio adaptacoes ficou barto depois de montado 27000 mil estou adorando este preco carro completinho

    ResponderExcluir
  19. quero saber se o carro com câmbio automatizdo dar muito poblema

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...