segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Stilo Dualogic


Nem sempre fui muito criterioso para fazer compras, principalmente se tratando de carro, eu era extremamente levado pelo lado emocional. E convenhamos, carro é um produto com forte apelo emocional. Mas desta vez, apesar de não parecer, já que comprei um carro vermelho, com design levemente esportivo, a decisão foi extremamente criteriosa. Tomada através de comparativo item a item, pesando prós e contras, vantagens e desvantagens. E coincidiu com a decisão emocional.
E quando o assunto é compra de carro, alguns pontos devem ser considerados: equipamentos, preço, concorrentes, manutenção, consumo e preço de revenda. No fim das contas, o desafio é encontrar o melhor custo/benefício. Mas não tem jeito, o componente emocional entra no meio, seja na preferência por marca, por design ou por modelo mesmo.
Os comparativos que faço são simples: em primeiro lugar itens de segurança, depois itens de conforto e beleza e em seguida tecnologia. Ao decidir a compra do meu carro defini os itens mínimos obrigatórios: air bag duplo, freios ABS, som com MP3, ar condicionado, direção hidráulica, rodas pelo menos aro 15" e seria um hatch. Não gosto de sedan, apesar de ser bom pra cadeirante por causa do porta-malas maior. Lá vem o lado emocional... E tinha que ser automático.
Mas vamos aos fatos. Concorrentes (à época - final de 2007): Astra, Focus, Peugeot 307, Golf e correndo por fora o Corolla (único sedan que considerei). O Peugeot automático disponível na época ultrapassava os 60 mil reais de isenção, então foi eliminado. Os outros, coloquei lado a lado e foi goleada do Stilo. Itens de série, chega a ser covardia. Ele tem porta-luva refrigerado, regulagem elétrica de farol, piloto automático, e por aí a fora vai. Tecnologia também, ninguém segura. Dois computadores de bordo completaços, mycar com várias funções, som com MP3, bluetooth pra celular, entrada USB e pra I-pod. Mas perdia feio no motor, tem só 114 cv e é de tecnologia ultrapassada. O desgin não era tão atual, mas na época o Focus era o antigo, o Golf também era bem ultrapassado, o Astra então...
No fim das contas, a opinião de um proprietário 100% feliz: foi a melhor escolha sem dúvida alguma. O carro é excelente na estrada, estável demais, é muito macio de dirigir na cidade (a direção eletro-hidráulica é um espetácuilo), é econômico (8,5 km/l cidade e 13,5 na estrada). Apesar do design ultrapassado, ainda vira muitos pescoços por onde passo. E apesar de quase dois anos de uso, me sinto dentro de um carro zero, nenhum ruído interno, nenhum sinal de desgaste. E o porta-malas me satisfaz: 380 litros, cabe a cadeira com bastante bagagem (principalmente agora que a cadeira é menor!).
Mas se eu fizesse o comparativo hoje, o resultado seria outro. O Focus está arrebentando em design e tecnologia embarcada. O Peugeot 307 hoje é viável, pois o limite aumentou. E ainda tem o C4, outro primor de tecnologia e design. Se a Fiat não lançar o Bravo logo, meu próximo carro vai ser de outra marca.

5 comentários:

  1. Belo carro amigo! Venho pesquisando carros com isenção na faixa dos 30 mil. O Palio Essence E.torQ 1.6 16v dualogic tá dando banho no gol e motion 1.6

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  2. E, apesar de não ser cadeirante tenho sequela de AVC e só posso dirigir osautomáticos. Minha pergunta é: esse cambio dualogic é bom, mesmo? dá muito trranco nas trocas? um abraço, amigo

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  3. Paulo, o câmbio Dualogic é excelente. Dá um grande conforto na cidade e ainda economiza combustível, meu carro tem dado 9-11 por litro em terreno misto, mais cidade que estrada. Essa história de tranco é questão de costume, é só aprender a dosar a acelração que você nem sente as trocas. Recomendo.

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  4. Parabéns pelo carro Sam!!! Também tenho um Stilo Dualogic, mas, não tive coragem de comprar vermelho. Acho o carro excelente e também não tenho nenhuma dificuldade com o câmbio. Não entendo por que as revistas e sites especializados em veículos criticam tanto o câmbio automatizado. É só uma questão de saber dirigir e se adaptar(coisa que já tiramos de letra). Parabéns também pelo Blog! Muito instrutivo e gostoso de ler. Espero poder contribuir mais aqui. Grande abraço.

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  5. Ah... Só para dar maior credibilidade à avaliação do carro. Já tive vários outros carros com câmbio automático, entre eles, Honda Fit e Honda Civic. Acho que os três têm suas vantagens e desvantagens. O Fit era ótimo, mas, eu achava o motor fraco. O Civic, também muito bom, porém é muito caro e o porta-malas é péssimo! O Stilo tem um bom motor, muito completo e ótima estabilidade, porém, já vai sair de linha (se ainda não saiu) e a garantia é menor.

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