sábado, 9 de janeiro de 2010

Test Drive no Nissan Livina


Mais uma concessionária de Belo Horizonte - desta vez da marca Nissan (a Motorsan na Av. Pedro II, 1520) - disponibiliza um veículo adaptado para deficientes físicos fazerem test drive: um Livina 1.8 SL automático. A adaptação é da Guidosimplex e foi feita no Hélio Adaptações, é um sistema de barra similar ao que tenho no meu carro, mas esta é diferente pela alavanca, que é vertical, permite mais firmeza e descansa mais o braço. Facilita também para dar seta, já que fica mais próxima à alavanca. Achei a adaptação muito firme e precisa, responde rapidamente aos comandos.

O carro é um monovolume, eu já o havia conhecido na concessionária Misaki, conforme contei neste post. Também pude conhecê-lo melhor na bienal do automóvel de Minas Gerais, que aconteceu em dezembro. Gostei muito da versão X-Gear, que vem com aparatos de off-road, no estio Adventure, e dá um ar mais jovial ao carro.
Como eu já avaliei o carro no post referido acima, vou contar sobre a experiência ao volante. Assim como na Honda, um consultor de vendas da concessionária, o Leonardo Ciolette, veio trazer o carro na minha residência, e chegou na hora marcada.

Desta vez achei mais fácil entrar e sair do carro, não sei se foi por causa da cadeira mais curta ou de mais prática. O espaço interno é impressionante. Passei as duas pernas por baixo da barra da adaptação com facilidade. Neste momento o Leonardo observou um detalhe importante: as adaptações geralmente tem um parafuso grande em baixo e suas arestas podem causar machucados nas pernas dos mais altos, como eu. Deveria haver uma proteção emborrachada para evitar acidentes. No meu carro já me arranhei várias vezes.
O motor é o 1.8 com 125cv, bem forte e adequado ao tamanho do carro. O câmbio automático infelizmente não é o CVT da Nissan, presente no Sentra, e sim de quatro marchas. Mas responde muito bem, não fica trocando as marchas excessivamente e reduz nos momentos apropriados. E faz valer a potência do motor.
Apesar de ser monovolume, como uma van, ele tem só 4,18m, se sai muito bem no trânsito e até em manobras. E é muito gostoso de dirigir, tem direção extremamente leve (elétrica) e bastante estabilidade. Não cheguei a ir para a estrada, mas o carro é bem confortável, ideal para viagens.
A versão avaliada foi a 1.8 SL Flex, que já vem com Air Bag duplo e freios ABS, além de som com MP3, roda de liga leve de 15", ar condicionado, revestimento do volante em couro e outros mimos (mais informações no site da Nissan). Porém senti falta do computador de bordo, ausente até mesmo na versão especial X-Gear. Acho importante para acompanhar dados sobre o veículo, como consumo e autonomia.

O grande diferencial para cadeirantes é o porta-malas, com 449 litros, coube minha cadeira inteira sem desmontar, só com o encosto rebatido. E não atrapalha a visibilidade, já que ela fica no nível do banco traseiro. E ainda sobra espaço embaixo da cadeira e ao lado.
Mas o atrativo principal mesmo é o preço: o modelo SL tem preço sugerido de 56.890,00 e cai para aproximadamente 45.000,00 com as isenções. Sem dúvida um modelo que oferece bom nível de custo/benefício.

6 comentários:

  1. iae Alessandro blz?

    Eu sou o Leonardo e nas minhas navegadas aqui na net encontrei seu blog e gostei muito =D
    bom eu moro em Brasília tenho 22 anos, estou cursando Administração e ha 1 ano e 2 meses eu tive a infeliz ideia de mergulhar numa piscina e fraturei a vértebra c7 ficando "tetra", mas estou muito bem ja recuperei a força nos braços, mãos e dedos e hoje me considero um "Para" =D
    Recentemente tive a oportunidade de dirigir um carro adaptado um ecosport automático, apesar de nao ser um carro bom para um cadeirante por ser alto, eu gostei muito e estou pensando em comprar um carro, estou pesquisando bastante e pensei em um Corolla xli 1.6 gostaria de saber sua opinião se esta seria a melhor compra relação custo benefício.
    Meu e-mail é: alencar.leonardo@hotmail.com
    gostaria também de conversar com você sobre um treino que faço de recuperação da marcha em Goiânia, acho que voce se interessaria pois vejo que é um lutador como eu =D

    Aguardo contato, valeu! =D

    ResponderExcluir
  2. Olá Alessandro, tudo bem? Hj eu e meu marido, que é cadeirante, visitamos uma concessionária da Ford e conhecemos a Ecosport Freestyle. Achei q o desconto é muito bom, 34,5%, um dos melhores que vimos até agora, ele entrou e saiu sozinho do carro e disse q não teve dificuldade. Eu estou achando q no dia a dia ele pode se cansar de entrar e sair do carro e pode ter dificuldade de desmontar a cadeira sozinho. Ele trabalha e faz faculdade de Administração na PUCPR aqui em Curitiba, tem uma bem agitada, e como somos só nós dois aqui em Curitiba, pois nossa família é de São Paulo, ele tem q se virar sozinho para ir aos lugares. Tenho receio que ele encontre dificuldades com esse carro. Qual sua opinião sobre a adaptação de um cadeirante com a Ecosport?

    ResponderExcluir
  3. Oi Tânia, não recomendo o Ecosport por ser muito alto. Que dá pra entrar e sair, dá, mas demanda certo esforço, e como vc disse, no dia a dia fica cansativo. No meu carro, que é dez centímetros mais alto que a cadeira, tem hora que me canso e quase caio. Além disso guardar a cadeira também vai ser mais cansativo. Acho que não vale a pena...

    ResponderExcluir
  4. Oi Sam!!
    Sou cadeirante há 6 meses e meu pai está precisando trocar de carro. Minha cadeira atual é duplo X mas estou querendo trocar por uma monobloco. Ele está querendo um carro que o porta malas seja bem espaçoso e que possamos carregara a cadeira e mais um bocado de coisa..hauhauhau principalmente no caso de viagem.. Minha isençao é menor (nao sou condurora), entao vc pode me dar umas dicas? Vc sabe me dizer se o carro tem que ser no meu nome? Conto com vc..
    Abraços e obrigada!!

    P.S.: esse valor que vc citou acima com isençao é de condutor ou não condutor?

    ResponderExcluir
  5. Oi Elisama, um porta malas grande é fundamental para quem usa cadeira de rodas, pois é sempre necessário levar mais do que a cadeira. Há ótimas opções no mercado, mas o ideal mesmo são as peruas, como Palio Weekend por exemplo. Como vc não é condutora,seu pai pode comprar um caro com câmbio manual. O desconto que citei é para condutor, não sei te informar qual seria para não condutor, mas deixo contigo o e-mail do Geraldo Amaral, da Automax, que poderá te esclarecer melhor: geraldo.amaral@automaxfiat.com.br.
    Mande também para o e-mail do blog: blog.cadeirante@gmail.com
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  6. ólá sam,tiver problema na medúla t4 fiquei com perna direita com 50% do movimento,esquenta com uns 70%, mas médico detran -df optou p/ adaptar parte inferior total,OS comando lado direito,qual carro vc me indicaria,estou em duvida entre LIVINA ou FIT me AJUDE NA ESCOLHA BRIGADO PELA ATENÇÃO FICA COM DEUS!!!!!!

    ResponderExcluir