Mais uma concessionária de Belo Horizonte - desta vez da marca Nissan (a Motorsan na Av. Pedro II, 1520) - disponibiliza um veículo adaptado para deficientes físicos fazerem test drive: um Livina 1.8 SL automático. A adaptação é da Guidosimplex e foi feita no Hélio Adaptações, é um sistema de barra similar ao que tenho no meu carro, mas esta é diferente pela alavanca, que é vertical, permite mais firmeza e descansa mais o braço. Facilita também para dar seta, já que fica mais próxima à alavanca. Achei a adaptação muito firme e precisa, responde rapidamente aos comandos.
O carro é um monovolume, eu já o havia conhecido na concessionária Misaki, conforme contei
neste post. Também pude conhecê-lo melhor na bienal do automóvel de Minas Gerais, que aconteceu em dezembro. Gostei muito da versão X-Gear, que vem com aparatos de off-road, no estio Adventure, e dá um ar mais jovial ao carro.
Como eu já avaliei o carro no post referido acima, vou contar sobre a experiência ao volante. Assim como na Honda, um consultor de vendas da concessionária, o Leonardo Ciolette, veio trazer o carro na minha residência, e chegou na hora marcada.
Desta vez achei mais fácil entrar e sair do carro, não sei se foi por causa da cadeira mais curta ou de mais prática. O espaço interno é impressionante. Passei as duas pernas por baixo da barra da adaptação com facilidade. Neste momento o Leonardo observou um detalhe importante: as adaptações geralmente tem um parafuso grande em baixo e suas arestas podem causar machucados nas pernas dos mais altos, como eu. Deveria haver uma proteção emborrachada para evitar acidentes. No meu carro já me arranhei várias vezes.
O motor é o 1.8 com 125cv, bem forte e adequado ao tamanho do carro. O câmbio automático infelizmente não é o CVT da Nissan, presente no Sentra, e sim de quatro marchas. Mas responde muito bem, não fica trocando as marchas excessivamente e reduz nos momentos apropriados. E faz valer a potência do motor.
Apesar de ser monovolume, como uma van, ele tem só 4,18m, se sai muito bem no trânsito e até em manobras. E é muito gostoso de dirigir, tem direção extremamente leve (elétrica) e bastante estabilidade. Não cheguei a ir para a estrada, mas o carro é bem confortável, ideal para viagens.
A versão avaliada foi a 1.8 SL Flex, que já vem com Air Bag duplo e freios ABS, além de som com MP3, roda de liga leve de 15", ar condicionado, revestimento do volante em couro e outros mimos (mais informações no
site da Nissan). Porém senti falta do computador de bordo, ausente até mesmo na versão especial X-Gear. Acho importante para acompanhar dados sobre o veículo, como consumo e autonomia.
O grande diferencial para cadeirantes é o porta-malas, com 449 litros, coube minha cadeira inteira sem desmontar, só com o encosto rebatido. E não atrapalha a visibilidade, já que ela fica no nível do banco traseiro. E ainda sobra espaço embaixo da cadeira e ao lado.
Mas o atrativo principal mesmo é o preço: o modelo SL tem preço sugerido de 56.890,00 e cai para aproximadamente 45.000,00 com as isenções. Sem dúvida um modelo que oferece bom nível de custo/benefício.