Hoje de manhã estive na oficina Pinguim, representante da Cavenaghi em Belo Horizonte, e responsável pela instalação de diversos sitemas adaptados para deficientes. Participei de uma matéria gravada para a Rede Record, que deve exibir amanhã à noite, no programa MG Record, às 19:15, sobre as dificuldades que os cadeirantes enfrentam em Belo Horizonte e a iniciativa do Táxi Acessível, que está para ser implantado aqui na cidade. Eu já havia escrito sobre este táxi, que já roda em São Paulo e no Rio de Janeiro, neste post, e fui conhecê-lo de perto.
O sistema é extremamente seguro, há diversos itens para garantir a segurança do cadeirante tanto durante a elevação pela plataforma quanto durante a viagem. Antes mesmo de subir na plataforma é anexado pelo operador um apoio de cabeça à cadeira de rodas, para evitar o efeito chicote em caso de colisão ou freiada brusca, conforme visto na foto abaixo. O equipamento é adaptável a qualquer cadeira de rodas.
Na plataforma de elevação há proteções na frente e atrás e ainda hastes para que o cadeirante se segure. A plataforma é operada por dois botões, para evitar o fechamento completo acidental. No primeiro estágio ela se eleva à altura do assoalho e trava para que a cadeira seja conduzida ao interior do veículo e no estágio seguinte, operado por outro comando, ela fecha completamente.
Dentro do veículo há trilhos que servem de suporte para as travas que seguram a cadeira, que são iguais às usadas pelas empresas de aviação para prender as cargas nos aviões, portanto muito seguras e resistentes. São quatro pontos de apoio que se ligam por ganchos à estrutura da cadeira de rodas e ainda podem ser apertados e travados.
Para completar a segurança há um cinto de três pontos totalmente regulável e adaptável, deixando o cadeirante completamente seguro e estável. O teto do veículo também é mais elevado possibilitando até uma pessoa mais alta, como eu, caber confortavelmente sem se preocupar em bater a cabeça no teto. E ainda há disponível mais um assento ao lado da cadeira de rodas para um acompanhante. É um serviço fantástico, extremamente avançado com toda a segurança e comodidade que um cadeirante precisa para se locomover sem preocupações. A autorização foi dada pelo governo, resta saber se alguém vai "comprar" a idéia e investir neste serviço inclusivo.
O Estado de Minas me convidou para também testar o taxi acessível (acho que a matéria sai no caderno Veículos de hoje). Concordo com suas impressões gerais. A diferença é que, por estar numa cadeira motorizada, tive que ter papel mais ativo no posicionamento da cadeira dentro do veículo. Senti um pouco de insegurança diante da falta de um apoio frontal (o braço procurou tal apoio nos declives, e nas freadas). Incomodou-me ainda, devido ao posicionamento elevado da cadeira de rodas com relação aos bancos, a falta de visão dianteira. Não se enxerga o caminho, nem a média distância, o que é meio aflitivo para quem, como nós, é motorista. Mas são detalhes secundários. O táxi será utilíssimo, espero que as tarifas sejam suportáveis, e já estou na torcida para a implantação definitiva do serviço.
ResponderExcluirEstou interessado em comprar um taxi na minha cidade para portadores de deficiencia fisica (cadeirantes), gostaria de saber se o espaço do carro continua com a possibilidade de transportar 4 passageiros como nos carros comuns.Onde e como faço para adquirir o carro adaptado.Se existe uma linha de crédito para esse tipo de carro com esse equipamento. obrigado
ResponderExcluirAndré leal de macedo
Para (André leal de macedo) André eu tenho um taxi acessível, e estou trocando o carro usado por um novo, estou vendendo o usado,uma Dobló 1.8 HLX 08-09, se tiver interesse contato: (011-9328-6750). Elmo.
ResponderExcluirAndré.
ResponderExcluirmuito prazer, parabéns pelas reportagens são valiosas para o pessoal que precisa conhecer as opções para transporte. Quando vier ao Rio de Janeiro conte comigo, gostaria que conhecesse a Van Adaptada para pessoas especiais, são vans com rampas hidráulicas D´hollandia fabricante holandês de equipamentos de içamento de peso de todos os tipos.
A Van Sprinter Mercedes Benz é automática, completa para conforto do motorista e suavidade na condução, segura confortável e adaptada para transportar 4 cadeirantes e 2 acompanhantes; na outra 3 cadeirantes e 4 acompanhantes. Estou adquirindo um micro ônibus, e será adaptado também dentro das normas exigidas de segurança e dimensões para as cadeiras de rodas, com capacidade de até 8 cadeiras de rodas.
Os dispositivos de travamento são Q´strants com cintos de segurança retrátil de 3 pontos.
Um abraço , e muita saúde para tocar as rodinhas.
Washington Santos